Geral

Abatedouro clandestino que vendia carne de cavalo é fechado em Viana

A operação Pata Quebrada foi realizada na manhã desta quarta-feira (8), no bairro de Araçatiba. Até o momento, ninguém foi preso

Foto: Reprodução

Um abatedouro clandestino, que vendia carne de cavalo como sendo de boi, foi desativado na manhã desta quarta-feira (8), no bairro de Araçatiba, no município de Viana. No local foram encontrados três cavalos prestes a serem mortos e um que já estava abatido. 

Segundo informações repassadas para a TV Vitória/ Record TV, a operação denominada de Pata Quebrada, foi realizada pela Secretaria de Defesa Social e pela Guarda Municipal de Viana. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Homens que estavam realizando o abate conseguiram fugir, após visualizarem as equipes no local. Até o momento, ninguém foi preso. 

Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental de Viana, Diego de Freitas, há a suspeita de que a carne era embalada e destinada a frigoríficos da região. No local, foram localizados um cavalo abatido e outros dois que seriam mortos. 

“Era um local sem qualquer preparação, o animal estava preso ao chão, caído ao chão. As facas que foram encontradas e outros objetos também estavam totalmente irregulares”, destacou o gerente. 

Ainda de acordo com o gerente, com a denúncia, é possível encerrar com a prática ilegal. “Continuaremos em cima, pedimos para todas as pessoas que denunciem, liguem para a Secretaria de Meio Ambiente”, descreveu.

Há cinco meses o mesmo local foi alvo de uma outra operação com o mesmo objetivo. Na ocasião, 17 cavalos e 37 porcos foram salvos pela equipe da Prefeitura. Durante a ação, uma pessoa foi presa no local e outras três fugiram. 

As denúncias surgiram após o desaparecimento de animais de comunidades de municípios do interior do Espírito Santo. O gerente da fiscalização Ambiental de Viana, tudo leva a crer que a carne deve ter chegado nos frigoríficos. 

A ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Cariacica. 

LEIA TAMBÉM: Mais de 100 animais já sofreram maus-tratos em Vitória este ano 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória