Geral

Acacci recebe certificado do comitê internacional de ONGs

Um total de 28 organizações foram selecionadas na Região Sudeste, sendo a Accaci a única selecionada no Espírito Santo

Foto: Reprodução/TV Vitória

O reconhecimento internacional veio. A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) passou a ser uma organização certificada internacionalmente em “boas práticas em transparência e gestão”.

A certificação, junto ao selo, veio da Phomenta, que faz parte do CFO – Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs. O reconhecimento segue princípios de ética do comitê e tem como objetivo desenvolver as lideranças em temas como gestão, inovação e captação de recursos.

Foto: Reprodução/Acacci

A terceira edição do programa Aceleração de Impacto Social contou com 588 organizações do Brasil. Dessas, 28 foram selecionadas na Região Sudeste, sendo a Accaci a única selecionada no Espírito Santo. 

De acordo com a assistente social do núcleo de projetos do instituto, Syullan Ribeiro, a formação teve uma duração de três meses, e a participação no projeto foi de extrema importância para a associação. 

“Hoje existe uma rede formada pelas organizações das três últimas edições com trocas de formação de encontros mensais. Então, para a gente foi muito importante participar deste processo seletivo, pois gerou um relatório diagnóstico de maturidade organizacional e nós ficamos até muito bem colocados. No final foi realizado um segundo relatório de maturidade institucional, baseado na nossa participação e o que mudou na organização a partir da inserção no programa”, contou. 

A associação contra o câncer infantil vem colaborando com diversas famílias na luta contra a doença desde 1988, sendo mais de 30 anos de trabalho social. Segundo Suyllan, os colaboradores que apoiam o trabalho social também têm um papel importante na conquista. 

“Além da Acacci, o selo é importante para os colaboradores e apoiadores da associação. Quem faz parte da associação capixaba, quem luta contra o câncer infantil são os colaboradores, apoiadores e doadores”.

A Acacci conta com o apoio do Instituto Americo Buaiz, uma organização da sociedade civil que nasceu em 4 de julho de 2017 com a missão de apoiar o desenvolvimento social do Estado do Espírito Santo.

O objetivo é usar a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor, promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.