Balões biodegradáveis contendo sementes de espécies nativas da Mata Atlântica coloriram o céu de Cachoeiro de Itapemirim nesta quarta-feira (16) chamando a atenção de quem passava pela Avenida Beira Rio.
O objetivo era de sensibilizar a população sobre a importância da produção da água, da proteção de nascentes, da recuperação de áreas degradadas na bacia hidrográfica do rio Itapemirim, e a valorização da água, por meio de uma campanha que acontece desde o início do ano, envolvendo alunos de várias escolas do município.
A iniciativa faz parte do movimento ‘Juntos Pela Água’, promovido pela concessionária de serviços de água e esgoto de Cachoeiro, a Odebrecht Ambiental, juntamente com a prefeitura do município e outros parceiros. Uma caminhada percorreu todo o Centro da cidade.
O percurso foi feito por alunos de cinco escolas municipais, acompanhados pela banda do Tiro de Guerra, com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Quem passou pela Praça de Fátima também pode ver algumas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, que foram produzidas por alunos das escolas participantes, a partir de sementes doadas pela Odebrecht Ambiental no inicio do ano.
“A crise hídrica que o Brasil vive hoje deve servir para refletirmos sobre valor da água no nosso dia a dia. Toda ação que promova a importância da água é bem vinda”, afirma o diretor da Odebrecht Ambiental em Cachoeiro, Denis Lacerda. “A Odebrecht Ambiental, através do Juntos Pela Água tem o papel de promover esta integração, mobilizar pessoas, organizações empresariais e as instituições de ensino e pesquisa na busca de alternativas inovadoras e eficientes para a conservação, produção e o reuso da água”, reforça.
Plantio de Mudas
Ainda neste mês de setembro, por meio do movimento Juntos Pela Água, haverá o recolhimento das mudas produzidas por alunos das demais escolas da rede municipal de ensino de Cachoeiro. As mudas foram desenvolvidas a partir de 22 mil saches de sementes de plantas nativas da Mata Atlântica doadas pela Odebrecht Ambiental no início do ano.
Segundo o responsável pela área de Meio Ambiente da empresa em Cachoeiro, Paulo Henrique Moulin Breda, a expectativa é de que uma muda seja plantada em cada uma das escolas, enquanto as restantes farão parte de um plantio que acontecerá nos meses de março e abril de 2016, época melhor para essa prática, em uma área a ser definida em parceria com a Polícia Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).