Geral

Ação Cidade Limpa em Jardim da Penha faz 70 abordagens

As equipes Semse, em parceria com os agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal, flagraram situações irregulares de descarte de lixo, mas os responsáveis recolheram os entulhos

Treinamento de Fiscais
Treinamento de Fiscais
Equipes vão às ruas fiscalizar e orientar os munícipes sobre o descarte correto do lixo Foto: Divulgação/Prefeitura

O bairro Jardim da Penha, em Vitória, recebeu a Ação Cidade Limpa na última terça-feira (05). Foram 70 abordagens educativas e 10 episódios de flagrantes de descarte irregular de lixo.

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços (Semse), em parceria com os agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal, flagraram situações irregulares de descarte de lixo, mas os responsáveis recolheram os entulhos.

“Um morador estava podando a cerca viva de sua casa e colocando os restos de poda na via pública. Ele foi orientado a levar os resíduos para uma Estação Bota-Fora”, contou o coordenador de Fiscalização, Chelston Amorim.

Apesar da fiscalização, o foco do projeto é educativo. “O foco da ação continua educativo. E, quando há flagrante, as pessoas têm a possibilidade de corrigir o dano sem serem multadas”, destacou o gerente de Fiscalização, Alex Pereira.

“A ação educativa é muito importante, pois a população precisa entender como se faz corretamente. Se houver flagrante e a pessoa se recusar a recolher o resíduo, a multa será de R$ 254,75. Contudo, nosso objetivo é a sensibilização dos cidadãos”, explicou o secretário municipal de Serviços, Fernando Rocha.

Ação

O projeto objetiva uma fiscalização mais efetiva, com punições aos infratores por meio de multa em várias regiões da cidade em caso de flagrante delito.

A ação prevê rondas com a viatura da Guarda Municipal e a pé em vários locais designados pelo cronograma elaborado até o final deste ano. Em caso de flagrante delito, o infrator tem que assinar o auto de infração (multa), mas, em caso de recusa, o mesmo é conduzido à delegacia de polícia por descumprimento da lei e desacato às autoridades.

Saldo

O projeto, iniciado no dia 6 de maio, já fez 930 abordagens educativas e flagrou 133 episódios de descarte irregular de lixo. Dos flagrantes, já foram aplicadas nove multas, nos bairros Maria Ortiz, República, Praia do Canto, Maruípe e Goiabeiras.

Os bairros que já receberam a ação são: Centro, Parque Moscoso, Vila Rubim, Ilha do Príncipe, Praia do Canto, Enseada do Suá, Mata da Praia, Barro Vermelho, Bairro República, Santa Lúcia, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Goiabeiras, Maria Ortiz, Antônio Honório, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo, São Pedro, São Cristovão e Tabuazeiro.