Prestes a ser reaberta ao público em Cachoeiro, a Casa dos Braga, patrimônio cultural capixaba, passa por uma recuperação paisagística. São realizados plantios de 400 mudas, aproximadamente, de flores e arbustos, como: ixora, lírio e rabo-de-gato, além de revitalização do centenário pé de fruta-pão e da árvore saboneteira, que passam por delicada poda, conduzida com rigor técnico.
Será replantado, ainda, um cajueiro alusivo à mesma espécie que, no passado, também foi retratada em prosa por Rubem Braga, o mais conhecido dos membros da ilustre família que morou no imóvel, considerado o maior cronista da língua portuguesa.
“Esse trabalho tem sido possível graças às generosas descrições que Rubem fez, em suas obras literárias, do jardim que existiu naquele espaço”, explica Maria Elvira Tavares Costa, uma das coordenadoras da ação, que também conta com as orientações de Beatriz Braga de Abreu e Lima, sobrinha do cronista, que viveu na casa e dela guarda muita memória afetiva.
“O objetivo é resgatar beleza dos jardins e humanizar a área, para que a convivência, ali, seja ainda mais agradável aos visitantes”, completa.