A Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa-ES) realiza uma ação que possibilita o acesso de mulheres carentes da Grande Vitória a itens de higiene pessoal, como por exemplo, absorvente. O projeto tem como intuito o combate à pobreza menstrual no Estado.
O termo diz respeito às condições vividas por um grande número de mulheres durante a menstruação, como a falta de saneamento básico, acesso a itens básicos de higiene, informação e apoio nesse período.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em entrevista ao Balanço Geral, da TV Vitória/Record TV, uma das organizadoras da Cufa de Resistência, Rosi Rocha, explica que, durante o período, muitas mulheres deixam de comprar itens básicos no período menstrual.
“Elas deixam de comprar pasta de dente, desodorante, creme, pois com esse dinheiro elas têm que comprar alimentos para a família. Isso acontece porque a maioria dessas casas é chefiada por essas mulheres”, destaca.
A arrecadação de absorventes no projeto é realizada há cerca de 4 anos. “A gente já conseguiu ajudar 5 mil mulheres e fazemos isso continuamente”, ressaltou uma das organizadora do projeto.
Uma das mulheres que agradece a ajuda da Cufa, é a doméstica Rosilene Rodolfo. Segundo ela, a questão é essencial durante o período.
“Já tive que usar pedaços de pano. Ainda bem que a central única está ajudando a gente no Morro do Quiabo, esse patrocínio de absorventes é essencial”, ressaltou.
As doações de materiais de higiene podem ser feitas diretamente nas sedes da Cufa ou por meio de valores em dinheiro, via Pix. A chave é o e-mail da organização: [email protected].
LEIA TAMBÉM: Travestis assaltam motorista e levam cordão de 20 mi na Mata da Praia