Geral

Ação da Cufa permite acesso a absorventes para mulheres carentes

As doações de materiais de higiene podem ser feitas diretamente nas sedes da central ou por meio de valores em dinheiro, via Pix

Foto: Pixabay

A Central Única das Favelas do Espírito Santo (Cufa-ES) realiza uma ação que possibilita o acesso de mulheres carentes da Grande Vitória a itens de higiene pessoal, como por exemplo, absorvente.  O projeto tem como intuito o combate à pobreza menstrual no Estado. 

O termo diz respeito às condições vividas por um grande número de mulheres durante a menstruação, como a falta de saneamento básico, acesso a itens básicos de higiene, informação e apoio nesse período.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Balanço Geral, da TV Vitória/Record TV, uma das organizadoras da Cufa de Resistência, Rosi Rocha, explica que, durante o período, muitas mulheres deixam de comprar itens básicos no período menstrual. 

“Elas deixam de comprar pasta de dente, desodorante, creme, pois com esse dinheiro elas têm que comprar alimentos para a família. Isso acontece porque a maioria dessas casas é chefiada por essas mulheres”, destaca.

A arrecadação de absorventes no projeto é realizada há cerca de 4 anos. “A gente já conseguiu ajudar 5 mil mulheres e fazemos isso continuamente”, ressaltou uma das organizadora do projeto.

Uma das mulheres que agradece a ajuda da Cufa, é a doméstica Rosilene Rodolfo. Segundo ela, a questão é essencial durante o período. 

“Já tive que usar pedaços de pano. Ainda bem que a central única está ajudando a gente no Morro do Quiabo, esse patrocínio de absorventes é essencial”, ressaltou. 

As doações de materiais de higiene podem ser feitas diretamente nas sedes da Cufa ou por meio de valores em dinheiro, via Pix. A chave é o e-mail da organização: [email protected]

LEIA TAMBÉM: Travestis assaltam motorista e levam cordão de 20 mi na Mata da Praia 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória