A equipe de saúde da unidade do Forte São João, em parceria com a Pastoral da Criança, com o Conselho Local de Saúde e com a associação de moradores do bairro promoveram uma ação de combate a dengue, na manhã desse sábado (29), em Vitória.
A ação, que foi intensificada nesta manhã, aconteceu nos bairros cruzamento, Grande Vitória, Jardim Camburi, Jucutuquara e Nova Palestina.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) e objetivo principal foi chamar a atenção ao combate do mosquito Aedes aegyti, responsável por transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya.
Focos
Foram visitados 995 imóveis e 12 apresentaram focos com larvas. Além disso, 747 depósitos de água foram vistoriados e tratados.
Durante a manhã houve brincadeiras e teatro para crianças, além de orientações sobre vacinas e pressão arterial para adultos, na quadra de esporte João Batista Moscon do Forte São João .
O evento ensinou as crianças de forma lúdica a como se proteger do Aedes aegypti e a mobilizar os adultos para participar desse movimento.
Nessas ações, os agentes fazem visitas domiciliares orientando os proprietários e procurando focos do mosquito dentro dos imóveis, para em uma ação de emergência, aplicar larvicidas nesses focos.
A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, ressaltou que houve muito trabalho durante a manhã e a união da Prefeitura, com a pastoral e moradores fortaleceu o trabalho de combate à doença que precisa ser prevenida regularmente.
Orientação
“A principal função dos agentes nas visitas aos imóveis foi orientar a população a eliminar os criadouros de mosquitos. Nessas visitas, identificamos riscos de infestação e presença de criadouros e eliminamos os focos”, destacou Arlete.
Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:
– Vasos de plantas
– Frascos ou vasos ornamentais com água
– Caixa d’água destampada
– Ralos
– Tanques
– Calhas e lajes
– Pneus
– Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo
Check list
Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso “Combate à dengue”. Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.