Muitas pessoas estão se adaptando a nova rotina durante o período de isolamento social, provocado pelo Novo Coronavírus. Mas as pessoas que vivem em situação de rua, por exemplo, precisam enfrentam ainda a falta de informação para evitar o contágio da doença.
Para conscientizar estas pessoas, a Prefeitura de Vitória, por meio do Comitê de Gerenciamento das Políticas Sociais dos Impactos Causados pela covid-19, está desenvolvendo ações com este grupo. As equipes percorrem as ruas e para explicar a importância dos cuidados com a saúde.
De acordo com o coordenador do comitê, Bruno Toledo, as medidas devem atender também as famílias de baixa renda. No caso das pessoas em situação de rua, o coordenador explica que, além do atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), que disponibiliza local para alimentação e higienização, outros três novos pontos de apoio serão disponibilizados a partir da próxima terça-feira (14).
Neste pontos, as pessoas receberão alimentação, orientações sobre a prevenção ao Coronavírus, além de poder se higienizar, fator essencial para evitar a contaminação. O coordenador ressalta também a importância do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) neste trabalho. “A equipe é composta de assistentes sociais e psicólogos, que rodam a cidade toda conversando com essas pessoas, informando inclusive sobre o atendimento no Centro Pop, que é nossa porta de entrada para o auxílio a essas pessoas”, explica.
Para atender a população de baixa renda do município, serão entregues cestas básicas para as pessoas que realizaram cadastro pelo telefone 156 e que atendem aos critérios da Assistência Social, além das pessoas cadastradas pelo Bolsa Família que estejam matriculadas nas escolas.