Em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, voluntários participaram de ação ambiental e recolheram, no Morro do Moreno, na região do Farol de Santa Luzia, e nas praias do Bananal, Ribeiro e da Sereia, em Vila Velha, cerca de 300 quilos de lixo no último domingo (2). Desse total, 36 quilos foram direcionados para a Revive Associação Vila-Velhense de Coletores de Materiais Recicláveis, localizado no bairro Novo México.
Participaram da ação voluntários o Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, o grupo Desbravadores-ES, membros da Igreja Adventista, do Movimento Formiga e do grupo Sementes da Gratidão, de Cariacica.
De acordo com a bióloga do Movive, Suellen Queiroz, o objetivo ambiental, social e de conscientização foi alcançado. “Juntamente com nossos parceiros, foi promovida a limpeza das regiões, contribuímos com a geração de renda para a Revive e, sobretudo, trabalhamos a conscientização de crianças, adolescentes e jovens, pois a maior parte dos voluntários tinha essa faixa etária”, explica.
Para o presidente da Revive, Sadraque Nascimento, a ação foi positiva, pois ajudou na conscientização da juventude. “Esse deve ser o foco, os mais novos, pois eles incentivam os pais em casa a separar o lixo. Hoje, o problema da associação é a grande quantidade de reciclável misturada com o lixo comum. Isso inutiliza a maior parte do resíduo. Das 60 toneladas de lixo que recebemos, só reciclamos 60%, e esse valor poderia ser maior. O resto vira aterro”, lamenta.
Ao fim da ação, os voluntários realizam um mosaico com o lixo recolhido. Confira!