Nesta época do ano, é comum alguns foliões perderem os documentos durante os bloquinhos e festas de carnaval. Para auxiliar os cidadãos que perderam algum documento pessoal, os Correios oferecem o serviço conhecido como “Achados e Perdidos”.
Este recurso é oferecido em todas as agências centrais do Brasil e tem como propósito reduzir o tempo de busca pelos documentos perdidos. Só no ano passado, mais de 160 mil documentos foram cadastrados nas agências para retirada, mas apenas 4% deles foram procurados e devolvidos aos donos.
Quem encontra um documento perdido e não sabe o que fazer, pode depositá-lo em um guichê de qualquer agência dos Correios ou em caixas de coletas. De lá, os documentos são colocados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada por 60 dias.
Como retirar os documentos perdidos
Os documentos que estão perdidos e disponíveis nas agências dos Correios podem ser consultados neste link. Para retirá-los, o cidadão deve apresentar outro documento que comprove a titularidade e pagar uma tarifa de R$5,70.
Os documentos só podem ser entregues aos donos ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Essa é uma medida protetiva dos Correios.
Se o cidadão perdeu o documento em uma cidade diferente da qual é residente, ele pode fazer uma solicitação ao Correio daquela localidade para que seja enviado à agência mais próxima.