Geral

Ações de boas práticas ganham destaque em revista virtual do MPES

A revista terá relatos de boas práticas de destaque ligados aos direitos garantidos pela Constituição Federal nas áreas de direitos e cidadania

Ações de boas práticas ganham destaque em revista virtual do MPES
A revista deve ser publicada ainda esta semana pelo MPES. Foto: ​Divulgação 

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) deve lançar ainda esta semana uma revista virtual para apresentar aos capixabas diversas ações feitas pelo órgão para melhorar a vida das pessoas e também criar conscientização na população. Os projetos são referentes ao anos de 2012 a 2014. 

A revista terá relatos de boas práticas de destaque ligados aos direitos garantidos pela Constituição Federal, envolvendo as áreas de cidadania, direitos do consumidor, educação, infância e juventude, meio ambiente, probidade e patrimônio público, saúde, segurança e modernização, entre outros temas. 

Na área da cidadania, por exemplo, a revista destaca a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, que teve por objetivo disseminar valores éticos e conscientizar a sociedade sobre o valor da honestidade e da transparência. 

A campanha “Voto Consciente”, que buscou alertar os cidadãos sobre a corrupção eleitoral e práticas de combate à violência contra a mulher, também serão retratadas na publicação, que tem 93 páginas. 

Já na área do direito do consumidor, a revista traz as ações contra operadoras de telefonia, as campeãs de reclamações nos órgãos de defesa. Destaca também a criação de diversos Procons municipais, além das ações contra irregularidades em contratos de construtoras e incorporadas.

De acordo com a promotora Sabrina Machado Fajardo, o objetivo da publicação é ser uma vitrine do trabalho desempenhado e dar mais transparência para a sociedade dos projetos desenvolvidos pelo MPES. 

“Queremos ainda permitir um intercâmbio de informações internas. Um promotor de Colatina, por exemplo, pode tomar conhecimento do que o de Cachoeiro está fazendo e implementar em seus municípios”, explicou. 

A revista virtual será disponibilizada no site do MPES ainda esta semana. O lançamento aconteceria nesta segunda-feira, mas por um problema técnico precisou ser adiado. Sabrina informou que a meta é fazer essa revista anualmente.