Geral

Ações de fiscalização serão reforçadas no feriado para aumentar isolamento social

Governador afirmou que o objetivo é diminuir a interação entre as pessoas e, dessa forma, tentar evitar que o Estado tenha que adotar medidas mais severas, caso alguns municípios cheguem no risco extremo como relação à covid-19

Foto: Reprodução TV Vitória

O governador Renato Casagrande afirmou que as ações de fiscalização e conscientização da população com relação à importância do isolamento social serão intensificadas durante o feriado. O governador afirmou que essas ações têm como objetivo diminuir a interação entre as pessoas e, dessa forma, tentar evitar que o Estado tenha que adotar medidas mais severas, caso alguns municípios cheguem no risco extremo como relação à covid-19.

Durante coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta-feira (10), Casagrande informou que o governo estadual decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (12) para que as pessoas possam ficar mais em casa e, dessa forma, reduzir a interação.

“Não pode ser uma oportunidade das pessoas se aglomerarem, de irem para as praias, de irem para as praças, para os parques, de se encontrarem em uma região de montanha, fazerem festa. Não é para isso. É para que a gente possa ter a oportunidade de ficar em casa, de se isolar ou de se manter distante, para reduzir a interação e aumentar o isolamento nesses próximos dias, e reduzir a pressão sobre o sistema hospitalar público e privado do Estado do Espírito Santo”, destacou o governador.

>> Casagrande pede que população se conscientize para que ES não chegue à risco extremo

Segundo Casagrande, a intensificação das ações foi definida após uma reunião realizada com prefeitos da Grande Vitória e integrantes do Ministério Público Estadual (MPES). O governador explicou que as ações contarão com a participação de órgãos estaduais e municipais.

“Vamos fazer um trabalho de abordagem especial neste fim de semana. A gente tem feito uma fiscalização permanente e montamos uma estrutura de fiscalização no Estado, mas vamos fazer, especialmente neste fim de semana, um trabalho que vai envolver bombeiros, Polícia Militar, guardas municipais e servidores dos municípios na abordagem às pessoas que estiverem nas praias, nos calçadões, nas praças, que estiverem concentradas ou aglomeradas”, detalhou Casagrande.

“O nosso apelo é que, neste feriado, a gente ajude a reduzir a interação. Temos que abrir mão da praia para que a gente possa funcionar alguma atividade econômica. O nosso objetivo é salvar vidas e, para isso, a gente tem que dar a nossa contribuição”, completou.

O secretário estadual de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, que também participou da coletiva de imprensa, informou que as abordagens ocorrerão em locais públicos como praias, praças e parques. O secretário também havia participado de uma reunião com secretários dos municípios da Grande Vitória, onde foram alinhadas essas medidas.

“Definimos que a gente intensifique ações que já vínhamos realizando. Ações ainda no sentido de orientação, no sentido de conscientização da população. Vamos colocar o Corpo de Bombeiros na parte de orientação nas praias, vamos colocar os veículos de fiscalização do Corpo de Bombeiros na areia. Guarda-vidas também vão nos ajudar nessa operação de conscientização. A Prefeitura de Vitória também fará a distribuição de máscaras para as pessoas que estiverem nas praias. Vamos colocar também veículos com sistema de sonorização, pedindo às pessoas para que regressem para suas casas. Isso ocorrerá nas praças e parques também”, ressaltou Duboc.

De acordo com o secretário, a fiscalização ao comércio também será intensificadas durante o feriado. Conforme a matriz de risco do governo do Estado, nenhum município capixaba poderá ter o comércio considerado não essencial funcionando aos sábados, já que todos foram classificados como de risco alto ou moderado para a covid-19.

“Nós temos percebido que alguns comerciantes ainda insistem em abrir suas atividades no sábado e nós vamos intensificar também, com o apoio dos municípios, essa fiscalização, para que a gente tenha esses quatro dias com a ampliação do isolamento social na região metropolitana. Isso é fundamental para que a gente avance ainda mais no controle da pandemia”, frisou Duboc.