Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está organizando a I Semana do Bebê, com o tema “Aleitamento materno e primeira infância saudável: uma Vitória para toda a vida”. Trata-se de uma grande mobilização em favor da primeira infância, com programação de 1º a 9 de agosto.
As ações, que coincidem com a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2014, acontecerão em todas as unidades de saúde e entidades parceiras. Parques também vão receber a programação. A abertura, na sexta-feira (01), saudará os primeiros bebês nascidos na maternidade Pró-Matre. As mães participarão de um café da manhã e receberão certificados.
Na próxima quarta-feira (06), será a vez de os agentes comunitários de saúde participarem de uma formação sobre “Família Brasileira Fortalecida”, no auditório da Prefeitura. Essa capacitação será realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e objetiva orientar o profissional sobre os cuidados necessários com as crianças desde a gestação até 6 anos.
Dinâmicas
Também na quarta-feira, no Parque Barreiros, o projeto Pé na Cidade fará dinâmicas com as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e do Brincarte de Vitória. Ao longo da semana, haverá ainda ações dos Programas de Atenção Integral à Família, de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência e de Atenção ao Desenvolvimento Infantil.
Para o encerramento, no sábado (9), a Semus realizará o evento Criança no Parque, que acontecerá no Parque Moscoso, das 9 às 12 horas. Mães, crianças, profissionais e a comunidade em geral participarão de atividades culturais, recreativas, educação em saúde, assistência social e cidadania. Além disso, estão programados um “amamentaço” e uma passeata de bebês.
Semana
É a primeira vez que Vitória fará a Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Unicef. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
“É na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá na fase adulta. É uma janela de oportunidades que gera impacto na aprendizagem e na construção de relações sociais. Esses fatores têm influência na futura vida afetiva, profissional e social do ser humano”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning.