Geral

Ações de orientação sobre violência contra a mulher são realizadas em Venda Nova

Campanha lançada em janeiro será realizada ao longo de todo o ano

Foto: Divulgação/Pixabay
Em ranking mundial, o Brasil é o quinto país que mais registra mortes violentas contra a mulher.

O Brasil é um país repleto de belezas naturais, diversidade, florestas e pontos turísticos que atraem os turistas. Suas curiosidades e tradições regionais são atrativos o suficiente para que novos visitantes conheçam o país e sua cultura, seu povo e seus trejeitos.

Apesar de ser tão lindo e convidativo, o Brasil é um dos países que mais registra casos de violência contra a mulher e, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), ocupa a quinta posição no ranking de países de feminicídio.

Pensando em conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Venda Nova do Imigrante está realizando ações para orientar e informar os moradores sobre a situação. Um dos momentos de orientação aconteceu na última sexta-feira, 31 de janeiro, nas ruas do município.

Uma equipe de assistentes sociais, psicólogas e a primeira-dama de Venda Nova do Imigrante participaram da ação pela manhã distribuindo informativos e tirando dúvidas sobre o tema. “Constantemente são encaminhados casos de violência ao Creas. Nem sempre a violência é cometida pelo parceiro da vítima; há casos que envolvem vizinhos, filhos e outras pessoas”, explica a psicóloga Franciela Vazzoler.

Foto: Ascom/PMVNI
Equipe que participou da ação de orientação sobre a violência contra a mulher em Venda Nova.

A primeira-dama de Venda Nova, Angélica Patrícia Mineti, é a embaixadora da iniciativa no município e afirma que a campanha será realizada ao longo do ano. “Venda Nova aderiu ao pacto pelo combate a esse tipo de crime. Já realizamos conscientização no dia 17 de janeiro, e vamos continuar durante o ano”, comenta.

Informações e orientações

Além da conversa sobre a violência contra a mulher, a equipe do Creas que participou da ação entregou para a população folders com orientações e informações sobre o tema. O folheto também contém detalhes sobre como procurar ajuda em casos de violência.

Para denunciar, a mulher deve ligar para a Central de Atendimento à Mulher no número 180 e não é necessário se identificar, caso não queira. O Creas também oferece serviço de acolhimento e assistência em Venda Nova do Imigrante.