O Dia Internacional, Nacional e Estadual de Combate à Homofobia é celebrado no dia 17 de maio. Com o objetivo de dar visibilidade à data e às lutas pelos direitos da população LGBT, a Prefeitura de Vitória vai promover um mês inteiro de atividades, como debates, mostras de vídeos, oficinas, eventos socioeducativos, entre outros.
As ações, que serão realizadas pelas secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Educação (Seme) e Saúde (Semus), terão início na terça-feira (5), com o curso “Formação em Gênero e Diversidade Sexual”, para os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), na Escola de Governo de Vitória (EGV), em Bento Ferreira.
Este ano, o tema mundial é “Juventude LGBT”. No intuito de contemplar a população jovem do município, serão realizadas, no dia 13 de maio, às 19 horas, rodas de conversa no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Ilha de Santa Maria. No dia 14 de maio, às 19 horas, a Casa da Juventude, em São Pedro, oferecerá oficinas sobre o tema.
Já no dia 15 de maio, a partir das 9 horas, os profissionais da Educação participarão de uma roda de conversa com o tema “Juventude e Diversidade Sexual no contexto dos Direitos Humanos”, no auditório da Seme. No mesmo dia, a partir das 14 horas, no auditório da Casa do Cidadão, será a vez dos servidores da Semas, Semcid e Semus participarem da ação.
Além disso, durante todo o mês de maio, os estudantes do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino passarão por formação em diversidade sexual. A previsão é de que 20 turmas sejam contempladas.
Data
Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os membros das Nações Unidas em 1993.vida