Geral

Acolher com afeto é o segredo para iniciar o ano letivo com o pé direito

Além do afeto, promover uma adaptação afetiva com respeito e empatia em relação às crianças contribui para promover um ambiente confortável, acolhedor e que estimula o crescimento saudável infantil

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

Iniciar um período de vivência escolar pode ser um período desafiador para muitas crianças e suas famílias. A ida à escola é uma nova atividade na rotina das crianças e a mudança nos horários e nos locais de seu convívio comum pode originar sentimentos como o de apreensão e insegurança. Para que este momento de adaptação seja o mais tranquilo possível, especialmente na primeira infância, um estudo publicado pela revista científica Scielo Brasil indica que conhecer mais sobre a realidade de cada criança, assim como seus gostos e preferências, é essencial para criar vínculos entre os educadores e as crianças

Para que esse vínculo seja cada vez mais fortalecido, a Upuerê Educação Infantil, referência no ensino infantil no Espírito Santo desde 1993, reforça que acolher as crianças com afeto desde o primeiro dia é a melhor maneira de estar presente e vivenciar, junto com elas, todos os receios acerca da adaptação à escola.

“Dedicar às crianças momentos de escuta, dando atenção a elas e conversando abertamente sobre a insegurança que estar em um novo ambiente pode proporcionar, é fundamental para que a relação entre as crianças e os educadores seja criada. Assim, com afeto, acolher é a chave para que este contato cresça cada vez mais e que as crianças se sintam confortáveis e seguras em um local sem a presença de seus pais. O acolhimento afetivo é essencial para que as crianças percebam que o novo ambiente é confiável, divertido e cheio de aventuras novas para experienciar e descobrir”, afirma Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.

Atividades com afeto em benefício do crescimento infantil

Aparecida explica que o afeto é essencial neste momento, mas que, junto a ele, outras habilidades socioemocionais devem se unir, como o respeito. “É comum que as crianças não compreendam a nova rotina desde o início. Por isso, o respeito se une ao afeto em tudo o que é proposto, pois cada criança tem o seu tempo de compreender regras e horários. Aqui, na Upuerê, acompanhamos de perto a evolução dos nossos meninos e meninas com a intenção de entender como cada um reage às atividades que promovemos, especialmente às que envolvem outras crianças de idades diferentes em meio à natureza”, comenta a diretora.

E o que acolher com afeto proporciona às crianças?

Acolher com afeto as crianças quando elas chegam à escola no primeiro dia de aula faz toda a diferença. É a partir deste acolhimento que as crianças começam a se familiarizar com o ambiente, com os educadores e com os colegas, que mais tarde serão seus amigos. Assim, transmitindo afeto, confiança e segurança, as crianças podem apresentar evoluções em relação à adaptação, como se mostrarem mais receptivas às atividades propostas e se relacionarem melhor com os colegas, como explica um estudo publicado na Revista Educação Pública da Fundação CECIERJ.

Além disso, Aparecida menciona que acolher com afeto é importante para incentivar a afetividade nas próprias crianças. Isso pode acontecer por meio de brincadeiras, que influenciam o surgimento de diversas capacidades socioemocionais infantis, como a interação e a empatia, e estimulam a aprendizagem infantil. “Neste cenário, as brincadeiras são essenciais para contribuir, diretamente, com o desenvolvimento das áreas física, social, mental, intelectual, emocional e afetiva das crianças. É a partir do brincar que muitas emoções, especialmente a afetividade, despertam nas crianças e promovem a criação e a exploração de novos mundos dentro da escola”, explica Aparecida.

Foto: Divulgação / Upuerê Educação Infantil

Como os educadores podem contribuir para a adaptação no início das aulas?

No processo de adaptação neste início de ano letivo, os educadores têm papel fundamental para promover um ambiente acolhedor e confortável para as crianças. Assim, a diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil reforça que a união de habilidades socioemocionais como afeto, respeito e empatia no acolhimento se torna ingrediente primordial para que as crianças se adaptem da melhor maneira ao ambiente escolar.

“Cada criança tem seu próprio tempo e maneira de se expressar em relação às suas emoções nos primeiros dias de aula. Para compreender como elas estão se sentindo durante a adaptação, os educadores precisam saber como identificar a linguagem infantil para interceder melhor para o processo de adaptação escolar das crianças. Por isso, escutar afetivamente, respeitando o tempo de cada menino e menina, além de ter empatia ao entender o que eles estão sentindo, é a chave para contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças ao longo do ano letivo”, finaliza Aparecida.

O uso de telas na Upuerê Educação Infantil

A educação infantil é essencial para as nossas crianças, e poder contribuir para a criação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para o futuro delas não tem preço. Por isso, aqui, na Upuerê, valorizamos a rotina familiar, a parceria entre a escola e as famílias, as necessidades de cada criança e, claro, o crescimento saudável delas com práticas diárias. Essas atividades colaboram, diretamente, para a formação de indivíduos que saibam criar e se relacionar, indo além do apenas repetir. 

O afeto, a empatia e o respeito são fundamentais para o processo de autoconhecimento, para contribuir com o desenvolvimento das potencialidades físicas e psíquicas das crianças, e para aprimorar as competências socioemocionais infantis. Portanto, o contato com a natureza é prioritário em nosso plano pedagógico e é fator fundamental para o aprendizado, para compartilhar conhecimento e para formar vínculos sociais, afetivos e éticos a partir da convivência entre as crianças.

Além disso, nossas crianças contam com o quintal da Upuerê, com 3.000 m², além de uma estrutura completa, que compreende em sala de sono, segurança, pátio arborizado com árvores frutíferas, educadores qualificados e especializados em cuidado infantil, piscina aquecida, quadra coberta, salas de aula amplas e climatizadas, salas digitais (do Grupo 3 ao Grupo 5), ateliê para artes, banheiros adaptados às necessidades das crianças, cozinhas, refeitórios, solários, biblioteca e amplo auditório. 

Agende uma visita e conheça mais sobre a escola inovadora e criativa, que é referência no ensino infantil capixaba e que integra a natureza em sua metodologia de ensino!