Geral

Escola Monteiro: Acolhimento e humanização contribuem no aprendizado

Na Escola Monteiro, esses dois valores estão entre os pilares que sustentam o projeto pedagógico, garantindo bons resultados e alunos satisfeitos e motivados.

Foto: Talita Vieira
O acolhimento faz parte do cotidiano da Monteiro e reflete sua proposta pedagógica de humanização.

A criança deixa a educação infantil aos cinco ou seis anos e se depara com um novo mundo à sua frente: um universo escolar, em geral, diferente, com novas metodologias, regras e ambientes. Deslocam-se do lugar de “mais velhos” na primeira fase escolar para se tornar os “mais novos” em outro ciclo.

Tudo isso é parte do processo de crescimento, amadurecimento e aprendizagem e representa um dos chamados “ritos de passagem” do processo educacional. É fato, entretanto, que, no 1º ano do ensino fundamental ou em alguma outra série dessa fase inicial, as transformações e a adaptação fluem com mais leveza, tranquilidade e alegria – que também garantem melhores resultado do ponto de vista do aprendizado – quando se está num ambiente que preza pelo acolhimento, pelo diálogo e pela valorização de cada aluno em suas potencialidades e particularidades.

Por isso, desde o início, há mais de 50 anos, o acolhimento é um valor que sustenta todo o projeto pedagógico da Escola Monteiro. Clique aqui e saiba mais sobre o acolhimento Monteiro.

“Para nós, como bem diz o nosso slogan, moderno é humanizar. E, assim, o acolhimento e a humanização estão entre os pilares que nos mobilizam e direcionam. A criança se sente acolhida, feliz e importante. Não é apenas um número de matrícula. Isso tem repercussão direta sobre a formação desse indivíduo e influencia nos resultados escolares, já que um aluno motivado tem melhor rendimento, assimila o conteúdo mais facilmente e compreende que aprender significa desbravar um mundo de possibilidades”, afirma a diretora-pedagógica da Escola Monteiro, Penha Tótola.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
O aluno Rafael participou de ações que contribuíram para integração ao ambiente escolar

Mãe de Rafael, 8 anos, aluno do 3º ano da Monteiro, a servidora pública Fabiana Paramos Romero faz coro ao que diz Penha. “Importante destacar o aconchego no primeiro ano, o primeiro contato que temos com a escola. A gente se sente parte atuante da escola. Iniciativas integradoras como encontro de pais, noite do pijama e tantas outras nos trazem a sensação de pertencimento ao corpo escolar, estende o ambiente familiar para a escola”, afirma.

O engenheiro mecânico Julis Rodrigues, pai de Clara, que agora está no 7º ano, também reforça que o acolhimento é um diferencial da escola. “Desde a creche, ela dizia que queria estudar na Monteiro. Não há melhor balizador do que perceber que a criança gosta da escola onde estuda e ouvi-la dizer que está no colégio mais legal do mundo. Ele diz que nunca trocaria de escola”, considera.

Foto: Divulgação / Escola Monteiro
Julis com a filha Clara durante atividade desenvolvida quando a aluna iniciou o ensino fundamental 1 na Monteiro.  

Julis brinca dizendo que ele mesmo já se pegou pensando que gostaria ter tido a oportunidade de ser aluno da Monteiro. “Vejo, por exemplo, os projetos desenvolvidos, a forma como aprendem brincando nessa fase em que o lúdico ainda é tão importante, e concluo que gostaria de ter estudado na Monteiro. Uma gincana depois de uma visita a uma fábrica na disciplina de Matemática, por exemplo, foi algo que me chamou atenção”, reforça.

Foto: Talita Vieira
A Escola Monteiro acredita na importância do acolhimento para formar cidadãos mais humanos e agentes de um mundo melhor.

Escola Monteiro

Rua Eng. Guilherme José Monjardim Varejão, 20. Enseada do Suá, Vitória-ES.
Ho´rario: De segunda a sexta das 7h às 19h
Site: https://monteiro.g12.br/

Telefone: (27) 3325-3941