O sindicato dos trabalhadores (Sindilimpe) e as empresas de limpeza urbana aceitaram a proposta feita pelo Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES), em audiência de conciliação realizada no início da tarde desta terça-feira (14). As negociações foram conduzidas pelo vice-presidente do TRT-ES, desembargador Marcello Mancilha. A categoria está em greve desde a semana passada.
A Presidência do Tribunal propôs reajuste salarial de 7,5% e o valor de R$ 440,00 para o tíquete-alimentação e a compensação dos dias parados. As partes aceitaram o acordo.
O advogado do Sindilimpe, Alexandre Zamprogno, disse que a proposta será levada à assembleia da categoria, que deve acontecer ainda nesta tarde, e se comprometeu a informar o Tribunal até amanhã.
A audiência de conciliação foi realizada no Plenário do TRT-ES e durou pouco mais de duas horas. O advogado dos trabalhadores informou que houve retorno ao trabalho de 100% dos garis, na manhã de hoje.
Liminar
No final da tarde da última quinta-feira (9), foi protocolado o dissídio coletivo de greve dos garis, assinado por onze empresas responsáveis pela limpeza urbana na Grande Vitória e no interior do Estado.
Na sexta-feira (10), a relatora, desembargadora Wanda Lúcia Decuzzi, concedeu liminar determinando que fossem mantidos os percentuais de 100% do recolhimento de lixo hospitalar, e de 70% da coleta de lixo úmido de residências, restaurantes e similares, e dos serviços contratados pelos entes públicos para a limpeza urbana. Foi fixada multa diária de R$ 20.000,00, em caso de descumprimento da decis