Um termo de conciliação foi assinado nesta terça-feira (16) pela Prefeitura de Cachoeiro, BRK Ambiental e Poder Judiciário para a construção de um parque na Ilha da Luz. O acordo foi selado em audiência na Vara de Fazenda Pública Municipal e de Registro Público de Cachoeiro, contando com a presença de representantes das partes envolvidas.
No acordo, ficou definido que a BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto do município, arcará com R$ 1,5 milhão do valor da obra, que tem orçamento em torno de R$ 5 milhões. O restante será pago pela própria prefeitura, com verba própria ou captada por outros meios.
A BRK depositará o montante em uma conta judicial, e o dinheiro será repassado para a administração municipal após a assinatura de contrato com a empresa responsável pela obra. A prefeitura deverá lançar edital de licitação no prazo máximo de 120 dias.
A construção de um parque ambiental e de lazer já está sendo preparada pela prefeitura. O planejamento prevê a criação de um espaço amplamente arborizado e com equipamentos para entretenimento familiar. Das instituições e repartições que funcionam atualmente no local, apenas a Guarda Civil Municipal (GCM) permanecerá ali – um novo prédio será construído para abrigar a força de segurança.
O parque
De acordo com a prefeitura, o parque a ser construído na Ilha da Luz é baseado na ideia de promover a interação entre visitantes e meio ambiente. Entre os atrativos previstos está um mirante, para a contemplação da vista do entorno, e áreas molhadas, que permitirão a formação de lâminas d’água.