Geral

Açougues são interditados por venderem carne até com terra, mato e cabelo no ES

Fiscalização fechou dois açougues e apreendeu 400 quilos de carne contaminados

Foto: Divulgação | Prefeitura Barra de São Francisco

Cerca de 400 quilos de carne contaminados foram apreendidos em dois açougues localizados no município de Barra de São Francisco, na região Noroeste do Espírito Santo.

A ação foi realizada nesta quarta-feira (12) e os locais foram interditados pela Vigilância Sanitária e agentes do Procon-ES. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.

Segundo informações da Prefeitura de Barra de São Francisco, em um dos açougues as peças do balcão apresentavam sujeira aparente, com terra e mato, além de cabelo e pelo.

Além disso, a carne estava imprópria para consumo, pois apresentava agentes contaminantes e bactérias, podendo causar danos à saúde.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No primeiro frigorífero, foram localizados 300 quilos de carne. Já no segundo, estavam 80,5 quilos de carne expostas sem condições de higiene. De acordo com a vigilância e o Procon, os alimentos apreendidos seguiram para a incineração. 

Essa é a terceira vez, na mesma semana, em que carne contaminada é apreendida, em operação ao combate a essa prática. Nesta terça-feira (11), foram localizadas cerca de seis toneladas de carne em uma distribuidora em Vila Velha, que estavam armazenadas em estado de conservação inadequada.

A ação em Barra de São Francisco é uma continuação da fiscalização ocorrida na terça-feira (11). Ao todo, 31 estabelecimentos fiscalizados, entre supermercados e açougues, foram notificados por algum tipo de irregularidade. O principal problema é justamente a falta de informação sobre a origem das carnes.

LEIA TAMBÉM: Aluna com 298 faltas é reprovada e pede indenização na Justiça

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória