Depois de cinco anos de tratamento, que incluíram dois procedimentos cirúrgicos, 34 parafusos e inúmeras sessões de fisioterapia, a jovem Jehniffer Caroline Lirio Santos Timoteo, de 17 anos, moradora do balneário Nova Almeida, na Serra, aguarda agora a definição do Governo estadual sobre sua recuperação.
A adolescente contraiu Osteomielite – infecção nos ossos – após uma cirurgia realizada no Hospital Infantil de Vitória no dia 13 de março e, segundo os médicos que acompanham o caso, a jovem deve fazer uso do antibiótico Linezolida 600mg por 60 dias. O remédio é de alto custo e não está na lista de medicamentos da Farmácia Cidadã do Estado. O custo do tratamento chega a R$ 22.500.
Segundo sua mãe, Elizangela Lirio Santos, os médicos do hospital disseram que a unidade só tinha uma caixa do remédio e que era imprescindível para a filha fazer uso da medicação. “A infecção foi contraída dentro do hospital. A responsabilidade de arrumar a medicação é deles. Ela precisa de nove caixas”.
Depois de sua alta do hospital, na última quinta-feira (7), para controlar a infecção, ela faz uso de uma medicação intramuscular diariamente. A substância é compatível ao antibiótico necessário, mas não o substitui, de acordo com os médicos, além de causar fortes dores à Jehniffer. “Ela chega a chorar na hora da aplicação, dói muito”, desabafa a mãe.
A família já procurou a Vara da Fazenda Estadual, localizada em Serra Sede, mas o juiz responsável remeteu o processo para a Vara da Infância e Juventude. A intenção é entrar com uma liminar na Justiça para conseguir a medicação.
A direção do Hospital Estadual Infantil de Vitória se manifestou por meio de nota, informando que a paciente, após solicitar alta médica, recebeu 30 frascos de Teicoplanina injetável, medicamento indicado para esta patologia. “A paciente pode, entretanto, dar entrada com a solicitação junto à Farmácia Cidadã Estadual, onde uma equipe multidisciplinar fará avaliação do caso”.
Divulgação nas redes sociais
Afim de buscar apoio popular para o caso de Jehniffer, a família fez um vídeo com a jovem, que aparece cantando e agradecendo a solidariedade dos amigos nos mais de 40 dias de internação. Ela também faz um pedido para que possa continuar com o tratamento. “Eu espero que alguém veja esse vídeo e se comova para nos ajudar”, diz a jovem.
Confira o vídeo: