Cerca de seis dúzias de caranguejo foram apreendidas na tarde da última segunda-feira (19) em Porto de Cima, Anchieta.
Os caranguejos estavam com um adolescente, que ao ser abordado pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta, prontamente fez a entrega dos crustáceos.
Segundo os fiscais, os caranguejos tinham aproximadamente quatro centímetros e alguns já estavam mortos. Devido à possibilidade de contaminação, eles não foram reintroduzidos ao manguezal.
No entanto, como não havia risco para consumo humano, os caranguejos foram doados a uma instituição sem fins lucrativos do município.
As ações de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente continuam em diversos pontos do município, enquanto durar o período do Defeso.
Saiba Mais
Nessa fase, os animais estão em fase de crescimento e realizam a troca da carapaça, popularmente conhecida como “casco”. É este o motivo da Portaria Federal nº 052/2003, do IBAMA, que regula a questão.
Para garantir a preservação da espécie, a SEMAN – Secretaria Municipal de Meio Ambiente mantém rigorosa fiscalização no manguezal de todo o município, que além de se tratar de uma APP – Área de Preservação Permanente é ainda uma Unidade de Conservação Municipal: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Papagaio.
O trabalho de fiscalização, fundamental para garantir a perpetuação dos caranguejos em nosso município ocorre por terra e rio, e é realizado pela equipe de fiscalização da Seman, a Brigada Ambiental. É necessário que cada cidadão faça a sua parte, dessa forma estaremos ajudando a preservar a espécie para que ela não desapareça como muitas outras.