Geral

Aeronave inédita no país vai socorrer vítimas de acidentes no Espírito Santo a partir de dezembro

Por se tratar de uma UTI, a aeronave terá capacidade para atender apenas um paciente por vez. A previsão é de que ela esteja em operação a partir do dia 15 de dezembro

Aeronave inédita no país vai socorrer vítimas de acidentes no Espírito Santo a partir de dezembro
Aeronave será utilizada a partir do mês de dezembro no Espírito Santo Foto: Reprodução Facebook

A partir do mês de dezembro, os atendimentos a pacientes acidentados no Espírito Santo serão reforçados. Isso porque uma UTI aeromédica será utilizada pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU /192), a partir do mês de dezembro. A aeronave inédita no Brasil será operada pelos pilotos do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer/ES).

Inicialmente dois majores do NOTAer/ES foram treinados para os vôos. O curso foi realizado em Dallas, nos Estados Unidos.  De acordo com o major Márcio Franco Borges, o objetivo é que a aeronave ofereça o mesmo atendimento que a UTI hospitalar. “Esses equipamentos aeromédicos são inéditos no país, e o paciente que for atendido por ela terá à disposição os mesmos equipamentos e serviços oferecido em uma UTI”.

O major explicou que o curso em Dallas, com duração de aproximadamente uma semana, foi necessário para que a equipe realizasse treinamentos operacionais. “Passamos por um treinamento de pilotagem e manobras, e também pudemos conhecer as limitações da aeronave, além dos procedimentos de emergência. É um treinamento específico para este tipo de aeronave”, explica Borges.

Aumento da demanda

De acordo com o major, a UTI aeromédica possui potência superior às demais aeronaves, o que favorece o atendimento de urgência. A utilização do novo equipamento, segundo ele, se faz necessária tendo em vista o aumento da demanda por este tipo de serviço no Estado.

Somente no penúltimo final de semana, cinco atendimentos de urgência foram realizados com aeronaves no ES Foto: Reprodução Facebook

“Somente no penúltimo final de semana realizamos cinco atendimentos de urgência com aeronaves. Em dois casos atendemos duas pessoas vítimas de queimaduras no Sul do Estado. É uma demanda crescente no Estado, e a aeronave vem complementar a nossa frota”, afirma.

Por se tratar de uma UTI, a aeronave terá capacidade para atender apenas um paciente por vez. A aeronave também possui maior número de componentes eletrônicos que, oferecem mais segurança aos pilotos e pacientes.

De acordo com o major, toda a configuração dos aparelhos médicos foi definida por representantes da secretaria estadual de Saúde. A aeronave está em processo de homologação na Agência Nacional Aviação Civil (ANAC). A previsão é de que ela esteja em operação a partir do dia 15 de dezembro.

O major Borges participou do curso em companhia do major Paolo Quintino de Lima. Além deles, outras três pessoas estão em Dallas para a realização do curso.