
O aeroporto municipal de Cachoeiro vai começar a fazer captação de águas pluviais para aproveitamento em serviços de limpeza e manutenção no local. Implantado a partir de uma cisterna desativada, com capacidade para 15 mil litros, o sistema deve entrar em funcionando ainda neste mês de outubro.
A água captada, que não é potável, será usada para lavagens de pisos, carros, máquinas, nas descargas de vasos sanitários e irrigação de canteiros. E a expectativa é de que a ferramenta proporcione uma economia mensal de aproximadamente 60% nos gastos com recursos hídricos no aeródromo.
“É uma iniciativa importante para o incentivo de ações e práticas sustentáveis no município como um todo. Vai poupar o uso de água potável e reduzir custos”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.
O aeroporto ‘Raimundo de Andrade’ recebe entre 100 e pouco mais de 300 pousos e decolagens por mês, e o fluxo de aeronaves tem aumentado gradativamente devido à implantação do balizamento noturno, que possibilitou a retomada dos voos nesse período. Em agosto, o número chegou a 334, muito por conta da realização da Cachoeiro Stone Fair.
O aeródromo é utilizado principalmente para transporte de equipes médicas e órgãos para transplantes, oficiais do exército, empresários, representantes da classe política e artistas nacionais com shows na região.