Geral

Aeroporto de Vitória adota chamada de embarque por telas

O terminal é o primeiro no país a adotar o modelo, adotado na Finlândia e que foi desenvolvido com o objetivo de tornar o ambiente mais tranquilo e silencioso

Foto: TV Vitória

Chamadas sonoras, muitas vezes geradoras de estresse em terminais, ficaram no passado no Aeroporto de Vitória, localizado no Espírito Santo. O terminal é o primeiro no país a adotar o “embarque por telas”, parte do programa “Aeroporto Silencioso”, desenvolvido com o objetivo de tornar o ambiente mais tranquilo. 

Segundo o gerente de operações e Aeroportos da Zurich Airport Brasil, Kleyton Mendes, a ação realizada no Espírito Santo, é uma tendência em aeroportos pelo mundo. Um dos exemplos é o aeroporto de Helsinque, na Finlândia, o primeiro a adotar o modelo no mundo. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O embarque por telas é realizada por meio do apelo visual. Em cada portão de embarque há uma sequência de telas nos monitores do portão, que chamam os passageiros de acordo com a prioridade e os grupos de embarque. 

“As telas são operadas pela própria companha aérea. O aeroporto também possui um serviço de status de voo pelo WhatsApp. Esse serviço de status funciona de maneira simples e prática. O passageiro cadastra o número do celular, informa o número do seu voo e ele passa a receber mensagens, com o status do voo”, destaca. 

O profissional ressalta, entretanto, que, o embarque por telas não elimina as chamadas nominais de passageiros faltantes, quando necessárias, caso de passageiros que ainda não se apresentaram para o embarque e precisam ser chamados pelo nome.

“Além disso, o ‘speech automático’ inicial para o início do embarque, também irá continuar no auto falante”, explica o profissional. 

Programa Aeroporto Silencioso

O programa Aeroporto Silencioso compõe uma série de ações da Zurich Airport Brasil em seus aeroportos para proporcionar bem-estar e reduzir o estresse pré-embarque, que pode ser comum a alguns passageiros. É uma iniciativa que busca conforto acústico. 

Os aeroportos têm menos espaços de publicidade, com foco em conforto visual. Essas e outras ações tornam o ambiente do aeroporto mais agradável e tranquilo, garantindo uma experiência prazerosa aos visitantes. 

LEIA TAMBÉM: Coronel Merigueti, o pioneiro no treinamento de cães para os bombeiros do ES 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória