Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ir normalmente às agências nesta quarta-feira (28), dia do servidor público. O ponto facultativo previsto para hoje foi transferido para sexta-feira (30), quando as agências estarão fechadas para atendimento.
A medida consta de portaria do Ministério da Economia em edição extraordinária do Diário Oficial de terça (27). Apesar do funcionamento normal das agências nesta quarta, a Secretaria de Previdência Social do Ministério da Economia recomenda que os cidadãos busquem, se possível, atendimento virtual durante a pandemia de covid-19.
Por meio do aplicativo Meu INSS, o cidadão pode buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços pelo celular. Também é possível resolver dúvidas pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Com a transferência, feita ontem à noite pelo Ministério da Economia, do ponto facultativo do Dia do Servidor Público para sexta-feira, 30, o INSS informa:
1) Como ficam os agendamentos marcados para sexta-feira?
Os cidadãos com agendamentos para sexta-feira serão notificados pelo INSS. O cidadão deverá entrar em contato com o 135 ou acessar o Meu INSS para remarcar o seu atendimento.
2) Como as pessoas serão avisadas?
As pessoas serão avisadas por meio de notificação de texto – SMS e por meio do contato da Central 135.
3) Como será feito o reagendamento?
O reagendamento poderá ser feito pela Central 135 ou pelo Meu INSS.
4) Há previsão de quantas pessoas vão deixar de ser atendidas no país na sexta? Quantos estavam agendados?
6.283 agendamentos administrativos no Brasil. Dados sobre perícia médica devem ser solicitados à Secretaria de Previdência, a qual os médicos peritos são ligados.
5) Que tipo de atendimento será feito nesta quarta-feira, visto que até o final da tarde de ontem hoje seria feriado?
Quem tiver agendamento e comparecer terá o atendimento feito, seja administrativo ou avaliação pericial.
FONTE: Agência Brasil