Um dia após o governo do Espírito Santo dar início à vacinação dos profissionais da Segurança Pública do Estado, nesta quarta-feira (7), um novo grupo foi vacinado no município de Viana, seguindo o Plano Estadual de Imunização contra covid-19. A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Ao todo, 29 agentes foram imunizados.
Viana é a primeira cidade da Grande Vitória a dar início à vacinação em agentes de segurança. O município não informou quando será aberta a vacinação para agentes de outras forças.
Até o momento, Viana já vacinou 5.845 pessoas do grupo prioritário com a primeira dose e 975 com a segunda dose. Fazem parte desse grupo prioritário: idosos institucionalizados; deficientes acima de 18 anos institucionalizados; funcionários destes institutos, idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde .
A vacinação do grupo das forças de segurança e salvamento e forças armadas, teve início na terça-feira (06), em um ato simbólico no Palácio Anchieta com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Nessa nova etapa de imunização, serão englobados os membros das forças estaduais, federais e guardas municipais do Estado.
Na cidade, não é necessário que a população se desloque até uma Unidade de Saúde. Caso algum morador queira tirar dúvidas sobre vacinação, ele pode entrar em contato com o Disque-Vacina Covid-19 Viana. O serviço de orientação está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, por meio do telefone: (27) 9 9953-9497.
Viana segue todas as recomendações estabelecidas no Plano Estadual de Imunização. Portanto, o avanço de novas fases, novos grupos ou ampliação de faixa etária ocorrerão de acordo com as orientações da Sesa e com o envio das doses do imunizante contra covid-19.