Geral

Agentes da segurança pública do ES aceitam reajuste salarial proposto pelo governo

De acordo com a proposta do Executivo estadual, todas as categorias receberão um reajuste real de 4%, pago em três parcelas, de 2020 a 2022

Foto: Divulgação

Policiais militares e civis do Espírito Santo aceitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Estado. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral conjunta, realizada na tarde desta quinta-feira (05). Também serão contemplados com o rejuste bombeiros militares, inspetores penitenciários e agentes socioeducativos.

A assembleia foi realizada na sede da Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Pensionistas de Militares do Estado do Espírito Santo (Aspomires).

>> VÍDEO| Casagrande afirma estar aberto para negociação com forças de segurança do ES

De acordo com a proposta do governo, todas as categorias receberão um reajuste real de 4%, pago em três parcelas, de 2020 a 2022. A primeira será quitada já neste mês de março. Em 2021 e 2022, o pagamento será feito no mês de julho.

Além disso, com exceção dos agentes socioeducativos e penitenciários, todas as categorias receberão, em dezembro de 2022, uma escala especial, que é uma espécie de hora extra, no valor de 5%.

Os soldados da Polícia Militar terão um ganho maior, já que, neste mês, além dos 4%, também recebem esses 5% da escala especial. Além disso, em julho do ano que vem, os soldados recebem dois reajustes de 4%, totalizando 26% de ganhos salariais até 2022.

O Governo do Estado ofereceu também uma recomposição inflacionária de 3,5% por ano, entre 2020 e 2022, para todas as categorias, a ser paga nos meses de dezembro.

Segundo o secretário de Governo, Tyago Hoffmann, o acordo representa a vitória do diálogo. Ele afirmou que as entidades e o governo mostraram que é possível conversar e chegar a um entendimento de forma civilizada. Disse ainda ter convicção de que os policiais estarão ainda mais motivados para ajudar nas políticas de segurança do governo.