Foto: Juliana Amaral / Whatsapp Folha Vitória
Uma manifestação dos agentes de saúde e agentes de combate a endemias de Vila Velha reuniu cerca de 200 pessoas em frente à sede da prefeitura do município na manhã desta quarta-feira (30). De acordo com os próprios manifestantes, por volta das 15 horas, cerca de 100 pessoas continuavam à espera de uma reunião com o prefeito.
Os agentes ficaram concentrados na Avenida Santa Leopoldina, sede da prefeitura. A avenida ficou completamente bloqueada durante todo o protesto e o trânsito foi desviado pela Guarda Municipal de Vila Velha.
De acordo com uma participante do protesto e agente de endemias do município, Juliana Amaral, a prefeitura teria marcado uma reunião às 9 horas, mas foi adiada. “Ninguém apareceu. Aconteceria uma reunião às 15 horas, mas nada. Vamos continuar aqui e exigimos nosso aumento de 8% que foi dado a todos os servidores, menos para a gente, além do retorno do auxílio alimentação para R$ 209, que foi reduzido para R$ 140”, afirma.
No último dia 24, agentes de saúde e agentes de combate a endemias de Vila Velha realizaram um protesto por volta das 12 horas, na Rodovia do Sol, altura da alça de acesso à Terceira Ponte, em Vila Velha. Cerca de 200 pessoas participaram do ato que complicou o trânsito.
A Prefeitura de Vila Velha informou em nota que mantém aberto o diálogo com os agentes e que em março todos os servidores municipais receberam o reajuste de 8% que passa a valer a partir de 1º de maio. Em 2013 os agentes foram beneficiados com a criação do cargo público de agente, através de contrato celetista, garantindo a eles todos os direitos trabalhistas previstos na CLT. Antes, os agentes tinham contratos temporários. Além disso, também foram beneficiados com o pagamento do auxílio alimentação.
Caso a prefeitura não chegue a um acordo com a categoria, os manifestantes consideram a hipótese de entrar em greve nos próximos dias.