O governo suspendeu, na manhã desta quinta-feira (17), o rodízio de água nos municípios abastecidos pelo Rio Santa Maria da Vitória. Foram 55 dias de racionamento para os municípios da Serra, parte de Cariacica e região continental de Vitória. A suspensão do rodízio foi aprovada pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária (Arsi) e começou a valer ao meia dia desta quinta-feira.
“Essa medida foi possível devido à melhoria da vazão, tanto no reservatório de Rio Bonito, que ganhou volume e já está em 38%, e também na própria captação do rio, que está oferecendo muito mais água do que o necessário para o abastecimento humano. Nas duas últimas semanas, a gente teve chuva com mais regularidade. É esperado que entre novembro e março, que é o período úmido, ocorram chuvas com mais frequência”, explicou o diretor de engenharia e meio ambiente da Cesan, Amadeu Wetler.
Com a chuva, além de retomar o abastecimento para a população, será possível continuar armazenando água. Isso porque o reservatório de Rio Bonito alcançou 38% da capacidade, superando a expectativa da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
“Pensando daqui para a frente a gente não pode simplesmente negligenciar. Significa que a suspensão é temporária e que a agência reguladora, juntamente com a companhia de saneamento deve se manter alerta. Os usuários devem manter essa postura cooperativa para que a gente não volte a enfrentar esse problema”, destacou o diretor geral da Arsi, Júlio Castilioni.
Nesse período de racionamento, de acordo com a Cesan, foram economizados mais de 1,5 bilhões de litros de água. Com esse volume daria para abastecer o município de serra por 36 dias. Além da regularização no abastecimento, foi suspensa também a resolução que proíbe a captação de água para irrigação durante a noite.
Essa é a pior crise hídrica que já atingiu o Espírito Santo nos últimos 80 anos e, por isso, algumas ações serão tomadas para evitar uma nova fase como essa. “Nós temos uma nova captação em Reis Magos, que ainda está em construção, e isso vai introduzir mais 500 litros por segundo. Isso vai aliviar o Rio Santa Maria”, informou Wetler.