Geral

Água turva: abastecimento é normalizado, mas bairros da Serra podem ter problemas

Companhia de abastecimento diz que a água pode demorar a chegar em regiões da cidade localizadas em áreas elevadas ou nas extremidades das redes de distribuição

Foto: Divulgação / Cesan
Estação de tratamento de água na Serra foi afetada pela alta concentração de lama no rio Santa Maria

O fornecimento de água, que havia sido suspenso em bairros de Aracruz, Cariacica, Fundão, Serra e Vitória, por causa da água turva, desde o último final de semana, foi normalizado nesta quarta-feira (17). As informações são da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Segundo a empresa, a situação aconteceu por causa da alta concentração de lama na água que chegava aos reservatórios. A companhia utiliza a água do Rio Santa Maria, que foi afetado pelas fortes chuvas da semana passada na região Serrana, aumentando a presença de argila e, consequentemente, a turbidez do líquido.

Mas mesmo com o retorno do fornecimento, a Cesan admitiu que alguns bairros e regiões da Serra podem ainda ter problemas, sem especificar nomes. “Em locais mais altos e nas extremidades das redes, ainda há alguma dificuldade no abastecimento. A água chega, mas ainda não atingiu a pressão necessária. A previsão é que seja totalmente normalizado até amanhã, quinta-feira (17)”, complementa a nota.

Nível de lama em rio obriga Cesan a fazer nova interrupção de fornecimento de água

Na segunda-feira (14), a suspensão do funcionamento de uma estação de tratamento da Cesan (localizada na Serra e responsável por abastecer parte da cidade, bem como a região Norte de Vitória, Fundão e Aracruz) fez com que mais bairros da Grande Vitória e do interior do Estado fossem afetados com a falta d’água.

O motivo foi o grande volume de lama no Rio Santa Maria.

Leia também: Chuva deixa água de rio turva e abastecimento é suspenso em cinco cidades do ES. Veja a lista

>>> Após cinco dias de torneiras secas, moradores de Cariacica voltam a ter água

No sábado (12), a Cesan já havia suspendido o fornecimento de água para fazer uma manutenção na estação de tratamento Vale Esperança, em Cariacica, responsável pelo abastecimento parcial do município e de parte de Vila Velha e de Vitória.

Água com coloração alterada

De acordo com a Cesan, na paralisação das duas estações de tratamento foi necessário fazer a lavagem das redes de distribuição antes da retomada do fornecimento de água. Isso, segundo a companhia, pode levar ao carreamento de materiais sedimentados nas tubulações.

A Cesan informou que as limpezas já foram concluídas, mas alertou para a possibilidade de que a água chegue com a coloração modificada em alguns imóveis. “Apesar de não oferecer risco à saúde, não é recomendado o consumo humano, a orientação é descartar”, destacou a companhia.

A empresa pode ser acionada por falta d’água pelo telefone 115, para que os técnicos da Cesan possam atuar. O serviço de manutenção está à disposição da população 24 horas e a chamada é gratuita.