Receber a notícia de que será preciso repetir toda a série escolar é um choque para muitos alunos e seus pais, mas não é o fim do mundo, principalmente se eles se unirem à escola para aproveitar o tempo letivo que resta e focar nos estudos para fechar o ano com o boletim azul.
Para Alessandra Biancardi, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Sagrado Coração de Maria, a primeira dica ao acender o pisca alerta da reprovação de ano é não se desesperar. “Quando o aluno recebe uma nota que não é desejada, ele precisa assumir sua responsabilidade diante dessa nota, ela tem que servir de lição, não adianta se desesperar. Outro ponto é não esconder a nota dos pais e pedir a ajuda da família. Quando eles contam para os pais o resultado de uma avaliação, eles têm a oportunidade de buscar essa ajuda. E os pais, enquanto adultos, têm como responsabilidade auxiliar na tomada de decisões e até providenciar outros encaminhamentos que podem melhorar a nota do aluno”, conta Alessandra.
Esse é o momento de o aluno se unir a família e à escola para, juntos, elaborarem um cronograma de estudo para otimizar a rotina escolar e estabelecer alguns limites, como o uso da internet. “Computador e internet são instrumentos poderosos de estudo, mas se a família não organizar esse uso, eles acabam se tornando uma tentação. Esse é um momento de foco e de atenção, então tem que ter disciplina”, orienta a coordenadora.
E por mais que o objetivo seja recuperar o tempo perdido ao longo do ano, não adianta enfiar a cara nos estudos. É preciso ter um período de descanso de pelo menos 10 minutos a cada uma hora, além de 60 minutos de descanso após chegar da escola. Esses minutos são preciosos para ajudar a fixar o conteúdo aprendido.
Anote mais essas dicas da Alessandra: intercale nos estudos as matérias preferidas com as que apresentam mais desafios, revise os conteúdos das matérias do dia e cumpra com as tarefas propostas. “Durante as aulas, os alunos devem ficar atentos às orientações dos professores. As explicações e registros dos professores sobre o conteúdo são fundamentais para o estudo em casa”.
Uma boa solução
Outra situação, porém, é entender o histórico do aluno durante o ano letivo e avaliar se a reprovação não será uma solução para fixar o aprendizado. Alessandra afirma que se o aluno não conseguiu atingir um resultado para passar de ano, com certeza algumas dificuldades têm sido crescentes e talvez o estudante precise realmente retornar a esses conteúdos.
“Nem sempre a aprovação é o melhor caminho, porque o processo de ensino-aprendizagem é muito mais amplo do que isso. Repetir o ano não significa fracasso, pelo contrário, sabemos que cada aluno reage de uma forma diferente e fazer de novo a série vai fortalecer a aprendizagem”.