A chuva forte que estava prevista para o Espírito Santo, chegou na tarde da última terça-feira (28) e provocou estragos em algumas regiões do Estado, inclusive na Grande Vitória. Além dos pontos de alagamentos, os capixabas encontraram trânsito intenso na manhã desta quarta-feira (29).
Na Segunda Ponte, principal via de acesso à Vitória, motoristas enfrentaram um longo engarramento no sentido Cariacica x Vitória e Vila Velha x Vitória. O congestionamento para quem saia de Cariacica começou na altura do bairro Alto Lage até o acesso à Segunda Ponte.
Na Serafim Derenzi, também em Vitória, e na Terceira Ponte, a situação não foi diferente e motoristas que passaram por lá nesta manhã encontraram fluxo de veículos intenso e bastante lentidão.
Em Vila Velha, os principais pontos de alagamentos foram registrados em Barramares, Jardim Asteca, Jardim Marilândia e Cobilândia. O Terminal de Coqueiral de Itaparica também foi tomado pela chuva.
>>> Confira fotos da chuva no ES!
Na Serra, moradores registraram um ponto de alagamento na calçada do Hospital Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras, e no bairro Jardim Limoeiro.
Em Cariacica, o bairro Mucuri, Rosa da Penha, Jardim Botânico e Valparaíso foram os mais prejudicados pela chuva.
Balanço
Em Vitória, a Defesa Civil Estadual registrou queda de árvores e alagamentos em algumas ruas. Em Vila Velha, no bairro Ulisses Guimarães, uma casa ficou alagada e a Defesa Civil foi até o local e em outros pontos da cidade para verificar alagamentos. Em Viana, também houve registro de alagamentos.
Em Rio Novo do Sul, o maior volume de chuva aconteceu por volta das 14h desta terça-feira (28) e uma árvore caiu sobre a rede elétrica de um bairro. No município de Guaçuí também choveu bastante, mas a drenagem deu conta de escoar a água e não houve problemas.
Em Alegre, a Defesa Civil registrou pontos de alagamentos e estão sendo monitoradas áreas de riscos. Em Anchieta também houve alagamento, mas sem registro de ocorrências até o momento.
Acidentes
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um caminhão e uma carreta, na BR-262, em Domingos Martins. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para o hospital de Domingos Martins com ferimentos leves. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Em Vargem Alta, uma árvore caiu na Rodovia ES 164, na entrada da cidade, e deixou o trânsito totalmente bloqueado na manhã desta quarta-feira. Fios da rede elétrica também foram danificados e parte da cidade ficou sem energia.
Acumulados
Segundo dados do Incaper, o município de Alfredo Chaves registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas, com 144,4 milímetros, seguido de Guarapari (139,0mm), Vila Velha (107,4mm), Venda Nova do Imigrante (99,6), Anchieta (99,0) e Viana (96,0).
Alerta
O Incaper emitiu um alerta nesta quarta-feira (29) para risco de chuva expressiva (grande acumulado) em vários trechos do Estado entre a noite da quinta-feira (30) e sexta (01). Segundo o Instituto, o alerta vale para todas as regiões, principalmente para os municípios que já registraram grandes acumulados nas últimas horas.
O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu um alerta nesta quarta-feira (29) sobre o risco de possíveis enxurradas, deslizamentos e queda de barreiras o Estado. A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva, que poderão ser localmente fortes e resultar em acumulados expressivos em curto intervalo de tempo, entre o Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.