Geral

Albergue de Vitória orienta e acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade

Albergue de Migrantes de Vitória está orientando pessoas em situação de rua sobre os cuidados necessários de higiene

Foto: Reprodução TV Vitória

Praticamente todos os dias, as pessoas assistidas pelo Albergue de Migrantes de Vitória recebem, dos funcionários do local, as informações sobre os cuidados de prevenção durante a pandemia. O local atende pessoas que são de outros estados e que estão em situação de vulnerabilidade. 

O Douglas Cassiano Alves é assistido pelo albergue. Há um ano, o jovem decidiu se afastar das drogas. Ele superou o vício e deixou as ruas. Agora, já aprendeu a forma correta de lavar as mãos. “A gente precisa se proteger da pandemia, para que todos fiquem bem”, disse.

Ele espera pela oportunidade de conseguir ir para Fortaleza, onde pretende trabalhar e retornar aos estudos. Douglas faz questão de agradecer todo o o apoio que recebeu na instituição. “Sou muito grato por tudo que fizeram por mim. Nós vivemos em comunidade. Precisamos nos cuidar e cuidar de quem cuida da gente”, afirma. 

Mesmo com a pandemia, o albergue não interrompeu as atividades. Nos últimos dois meses, cerca de 500 pessoas foram acolhidas pela unidade. O local, que possui 40 vagas, está com 50% da sua capacidade. A coordenadora do Albergue Migrantes de Vitória Marinez Rocha, acredita que a queda nos atendimentos foi causada pela pandemia. 

“As barreiras sanitárias espalhadas por todo o Espírito Santo não estão deixando as pessoas virem para o estado. Este é um forte indicador para que o número de migrantes atendidos pelo albergue tenha caído”, explica. 

Marinez destaca que, todos os dias, reforça as orientações às pessoas assistidas  quanto à importância do uso da máscara e a lavagem das mãos. “Quando um assistido apresenta sintomas, imediatamente é levado para o Pronto Atendimento”, ressalta.

A Márcia Barcellos, gerente da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vitoria, órgão responsável pelo albergue, relata que as atividades não serão paralisadas durante a pandemia, mas que a unidade está reforçando todos os cuidados de higienização necessários para que ninguém seja contaminado.

“Trabalhamos com a prevenção e com a orientação para as pessoas que precisam do nosso apoio para se cuidar. Também oferecemos os produtos, como álcool em gel, sabão e máscara, que eles precisam para se proteger”, conta.

*Com informações da repórter da TV Vitória/ Record TV, Milena Martins.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.