Nos últimos dias, o produto mais procurado do momento é o álcool em gel. Mas encontrar esse item em plena pandemia, não tem sido uma tarefa fácil. Na manhã desta terça-feira (24), a reportagem da Rede Vitória circulou por farmácias de Vitória e Cariacica para tentar encontrar o produto.
Na primeira farmácia, no Centro da capital, o estoque de álcool em gel já havia acabado há dois dias. Na segunda, o produto se esgotou no meio da manhã. Nas farmácias de Cariacica, não foi diferente. Os balconistas contaram que quando chega, o álcool é vendido em poucas horas.
Os consumidores reclamam não só da dificuldade de encontrar o item, mas dos preços elevados. De acordo com Rogério Athayde, diretor presidente Procon Estadual, o órgão recebeu mais de 300 reclamações por preços abusivos. “A orientação é que os comércios entreguem notas fiscais das últimas 48 horas para nos certificarmos de que não houve cobranças abusivas no estabelecimento”, pontuou.
Máscaras: quem deve usar?
As máscaras também estão em falta no comércio. Mas, será que todo mundo precisa usar? Segundo especialistas, o item deve ser usado somente por profissionais da saúde, por quem apresentar sintomas do Coronavírus ou sido diagnosticado com a doença.
Além disso, alguns cuidados são necessários: como a máscara é descartável, é preciso jogar o produto no lixo após o uso, pois perde a utilidade após 4 horas. Passar álcool gel ou lavar as mãos com água e sabão também é uma orientação válida para toda a população.
Com informações da repórter Nathália Munhão, da TV Vitória/Record TV.