A pandemia de coronavírus resultou no cancelamento de aulas na rede pública estadual. No entanto, alguns municípios aderiram a paralisação, visando evitar a proliferação de covid-19 nas unidades de ensino. Até o momento, mais de 20 cidades já confirmaram a suspensão das atividades em educação.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), as cidades que já confirmaram a suspensão das atividades nas escolas da rede municipal são: Linhares, Pancas, São Mateus, Serra, Cariacica, Castelo, Itapemirim, Viana, Vitória, Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Jerônimo Monteiro, Santa Leopoldina, Barra de São Francisco, Montanha, Nova Venécia, Vila Velha, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Aracruz.
Instituições de ensino superior também informaram que cancelaram aulas ou estão transferindo-as para sistemas virtuais. Já confirmaram a suspensão Ufes, Ifes, Faesa, Multivix, Universidade de Vila Velha, UCL e UniSales.
Na rede privada, o Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinpe), anunciou que a orientação para todas as escolas ligadas ao Sindicato devem se preparar durante esta semana para interromper as aulas a partir do dia 23, seguindo o calendário da Secretaria de Estado de Educação.