Caramujos africanos invadiram a faixa de areia e parte da restinga da Praia da Guarderia, na Enseada do Suá, em Vitória. Na última terça-feira (3), centenas desses moluscos foram flagrados no local.
Eram tantos caramujos africanos que alguns deles já atravessavam o calçadão e chegavam próximo aos brinquedos na Praça da Ciência, também na Enseada do Suá.
As informações são do repórter fotográfico do Folha Vitória, Thiago Soares, que flagrou diversos caramujos no local.
Por meio de fotos e vídeos, é possível ver que diversos animais tomavam conta da área de restinga e alguns já se aproximavam do mar.
“Notei uma grande quantidade de caramujos africanos. Eles acompanham toda a área de restinga, em alguns pontos eles chegam muito perto dos locais onde os banhistas ficam. Outro ponto foi próximo ao calçadão, onde os animais chegam bem perto da área da Praça da Ciência, justamente no local onde ficam os brinquedos”, afirmou Thiago.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os moluscos não são nativos do Brasil e foram assimilados à fauna nacional a partir do início da década de 1980 por cooperativas do Sul do Brasil, mas logo se alastraram por todo o território brasileiro, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Prefeitura afirma que monitora presença de caramujos
Por meio de nota, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Prefeitura de Vitória informou que monitora os pontos de ocorrência de caramujo africano (Achatina fulica) duas vezes por semana.
“A equipe tem identificado, eventualmente, presença de alguns caramujos africanos na faixa de areia e restinga da Praia da Guarderia. Nesses casos, a equipe do setor de Controle de Animais Sinantrópicos do CVSA realiza a catação dos caramujos ali encontrados e o descarte correto.”
Além disso, a Secretaria de Saúde (Semus) orienta que o cidadão não toque no caramujo africano e que, caso encontre uma infestação, entre em contato com a Prefeitura por meio do Fala Vitória, por onde será orientado.
“O atendimento de demandas sobre infestação de caramujos envolve orientação à população, catação manual em áreas públicas infestadas e, em último caso, aplicação de produtos químicos em áreas públicas para controlar grandes quantidades de caramujos”, detalhou.
Assista ao vídeo da infestação de caramujos:
Leia Também: Mais de 250 bairros podem ficar sem água neste sábado; veja a lista