O Governo do Estado anunciou a criação do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGRD), na manhã desta sexta-feira (9), durante o 8º Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres, em Vitória.
Durante a solenidade, foi apresentado o sistema ‘Alerta!’. Segundo a Defesa Civil, a plataforma irá armazenar e distribuir informações sobre riscos ambientais, em diversas regiões do estado. O governador do estado, Renato Casagrande, assinou o decreto que instituiu o sistema.
O Coronel Cerqueira, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, relembrou as chuvas de 2013, que causaram 23 mortes e deixaram vários municípios do Estado em situação de emergência. “Nós tivemos aqui, ações de todo o Brasil. Mais de 500 homens, da Força Nacional, do exército, Marinha e Corpo de Bombeiros de outros estados, estiveram aqui para dar apoio ao nosso estado”.
O coronel reforçou que o intuito da obra é estruturar as instituições do Espírito Santo, para agir em situações de risco e desastre ambiental. Segundo a Defesa Civil, o sistema vai reunir informações de órgãos públicos, como Incaper, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), para emitirem os alertas. O serviço vai funcionar por 24 horas, todos os dias da semana.
A expectativa do Governo do Estado é que, tanto a plataforma, quanto o centro integrado, fiquem prontos até o fim de 2020. Os investimentos terão custo de R$ 56 milhões. O sistema apresentado vai incorporar a emissão de informações, em conjunto com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que vai funcionar na 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Vitória.
No evento, o governador falou sobre a importância de estar alerto aos possíveis riscos e desastres ambientais. “Por uma ação do homem, nós estamos tendo uma repetição, uma frequência de eventos (ambientais) extremos. Cabe aos estados e ao Governo Federal, ter uma política que possa enfrentar essa realidade”, disse.