Geral

Alerta: vazão do Rio Jucu diminui e abastecimento de água pode ser prejudicado em bairros da GV

O fornecimento de água para a população em alguns locais, sobretudo dos bairros localizados mais afastados do sistema de distribuição, nas pontas de rede, pode ser prejudicado

Thiago Guimaraes
Thiago Guimaraes
Bairros da Grande Vitória podem ter o abastecimento prejudicado caso o consumo não diminua Foto: Arquivo/Divulgação

A concessionária que administra o fornecimento de água na Grande Vitória, a Cesan, informou que, desta sexta-feira (16) para o sábado (17), a vazão de água bruta captada do Rio Jucu, que abastece a população de Vila Velha, parte de Cariacica e a ilha de Vitória, diminuiu de 4.200 litros por segundo, para 3.600. A diminuição da vazão representa um déficit de 600 litros por segundo.

Por conta disso, o fornecimento de água para a população da Grande Vitória, sobretudo dos bairros mais afastados do sistema de distribuição, nas ponta de rede, pode ser prejudicado, caso o consumo de água não seja reduzido pela população.

Mesmo com a redução na vazão, durante o curto espaço de tempo, o consumo aumentou nessas regiões em 200 litros por segundo. A Cesan pede que a população economize água, fazendo o uso racional e evitando desperdícios. O usuário que tiver dúvidas, pode ligar para o telefone 115.

Governador monitora situação hídrica do Espírito Santo

Vazão do Rio Jucu:

>> Sexta-feira, 17 de outubro: vazão de captação do rio Jucu era de 4.200 litros por segundo
>> Sábado: vazão de captação do Jucu é de 3.600 litros por segundo
>> Déficit de captação: 600 litros por segundo
>> Consumo da população aumentou: 200 litros por segundo

 

Vila Velha: todo o município.

Vitória: todos os bairros localizados na ilha de Vitória, até a ponte da Passagem e o Canal de Camburi.

Cariacica: todo o município, com exceção de Cariacica-Sede, Ibiapaba, Morro Novo, Nova Esperança, Nova República, Nova Rosa da Penha I e II, Porto Belo I e II, Residencial Andorinhas, Santa Luzia, São João Batista, Vila Merlo, Vila Progresso, Areinha, Boca do Mato, Bubu, Campo Verde, Cangaíba, Dido Fontes, Fazenda Modelo, Ferreira Borges, Limão, Maricará, Mocambo, Mochuara, Parque Nacional, Prolar I e II, Porto de Cariacica e Santo Antônio.

Fonte: Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan)