A alfabetização entre a população indígena do Espírito Santo registrou crescimento nos últimos anos, segundo os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta sexta-feira (4) pelo IBGE. Apesar do avanço, o índice ainda está abaixo da média do estado.
Com uma população indígena de cerca de 14.410 pessoas, o Espírito Santo possui aproximadamente 11.518 indígenas com 15 anos ou mais, dos quais 91% são alfabetizados. Embora seja um aumento em relação a 2010, quando o percentual era de 89,5%, o número segue inferior à média estadual, que atualmente é de 94,5%.
LEIA TAMBÉM:
Vai chover? Veja a previsão do tempo para o ES no domingo de eleição
Pix não caiu! X paga multas em conta errada e Moraes pede correção
Eleições: confira o que funciona e não funciona na Grande Vitória
O avanço na alfabetização, porém, não se limita ao Espírito Santo. Em todo o Brasil, um milhão e duzentos mil indígenas têm 15 anos ou mais, e 85% são considerados alfabetizados, um aumento significativo em relação à taxa de 76,6% registrada em 2010.
Contudo, esse índice ainda está abaixo da média nacional, que é de 93%. Isso significa que 15% da população indígena do país ainda não sabe ler ou escrever.
Especialistas destacam que, para melhorar esse quadro, é necessário investir não apenas na educação formal, mas também no fortalecimento da cultura e identidade indígena.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo explicou que a alfabetização dos estudantes indígenas é desenvolvida pelas redes municipais de ensino, enquanto o ensino regular é responsabilidade da rede estadual.
No entanto, os dois órgãos atuam em parceria para melhorar a qualidade da educação no estado.
*Com informações da Repórter da TV Vitória, Gabriela Valdetaro.