Geral

Alfabetização: ES fica em 3º lugar no país e Vitória lidera em ranking do Sudeste

Números refletem o desempenho de crianças de 6 e 7 anos que estudam na rede pública. Espírito Santo melhora desempenho, assim como a Capital

Foto: divulgação PMV

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que 68% das crianças no Espírito Santo que estudam em escolas da rede pública foram alfabetizadas na idade certa em 2023. Desta forma, o estado alcançou o terceiro lugar no ranking de alfabetização, em todo o país, ficando atrás apenas do Ceará, que obteve 85%, e do Paraná, com 73%.

O dado faz parte dos primeiros resultados divulgados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal lançado em julho do ano passado.

Além disso, a capital do Espírito Santo, Vitória, alcançou o primeiro lugar no ranking da alfabetização entre as capitais da região Sudeste. A cidade obteve a média de 65,9% de alunos alfabetizados. 

Além de Vitória, um grande destaque do relatório foi Viana. O município alcançou o índice de 70,1% de alunos alfabetizados em 2023, obtendo o melhor resultado entre os municípios da Grande Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Vitória ficou na frente na região Sudeste no quesito alfabetização e superou Belo Horizonte (57,6%), Rio de Janeiro (56,2%) e São Paulo (37,9%). 

Também é destacado que, no ano de 2021, Vitória havia registrado um índice de 28% de crianças alfabetizadas. O aumento para 65,9% indica um crescimento de 37,9 pontos percentuais de crianças que sabem ler e escrever na idade certa. 

“Temos desenvolvido um conjunto de ações, como assessoria pedagógica, monitoramento por meio do Avaliar Vitória e formação de professores em horário de jornada de trabalho. Os técnicos realizam visitas às escolas e mantêm contato permanente com professores e pedagogos, analisam os indicadores de cada estudante e apontam intervenções visando à crescente melhoria da qualidade da aprendizagem de nossas crianças”, declara a secretária de educação da Capital, Juliana Rohsner.

Resultado é melhor do que na pré-pandemia

O resultado do levantamento é um avanço, uma vez que em 2019, antes da pandemia, o Espírito Santo estava na 8ª posição, com 62%. Com a pandemia da Covid-19, o Estado registrou apenas 46% em 2021. 

Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, o programa Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) tem contribuído significativamente para as melhorias na educação pública capixaba. 

“O Espírito Santo não só se recuperou do período pandêmico, como, em termos relativos, subiu muito. O papel do Governo do Estado, de coordenar o regime de colaboração, é muito visível. O Estado lidera, com os municípios, esse esforço e acredito que a gente está sendo bem-sucedido”, afirma o secretário.

No Brasil, a média nacional ficou ainda mais baixa na pandemia, 36%, enquanto que agora subiu para 56%.

“É importante de comemorar, mas ainda estamos muito longe, porque não queremos apenas metade das nossas crianças alfabetizadas na idade certa, queremos 100%. Progredimos, porém ainda temos um longo caminho a percorrer”, avaliou Camilo Santana, ministro da Educação.

Viana com o melhor resultado da Grande Vitória

Segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC), Viana alcançou o índice de 70,1% de alunos alfabetizados em 2023. O município obteve o melhor resultado entre os municípios da Grande Vitória. 

Além disso, Viana também se destacou, em comparação às médias nacional (56%) e estadual (62%).

Os resultados alcançados, segundo a prefeitura, são avaliados com base na fluência em leitura, interpretação de texto e na resolução de operações de matemática básica, como adição, subtração, de alunos do 2º ano do ensino fundamental.

LEIA TAMBÉM: VOZ DA INCLUSÃO | Conheça história de mãe cadeirante: “Forte”

Confira abaixo o ranking no país

Alagoas – 44%
Amapá – 42%
Amazonas – 52%
Bahia – 37%
Ceará – 85%
Espírito Santo – 68%
Goiás – 67%
Maranhão – 56%
Mato Grosso – 55%
Mato Grosso do Sul – 47%
Minas Gerais – 60%
Pará – 48%
Paraíba – 51%
Paraná – 73%
Pernambuco – 59%
Piauí – 52%
Rio de Janeiro – 52%
Rio Grande do Norte – 37%
Rio Grande do Sul – 63%
Rondônia – 65%
Santa Catarina – 61%
São Paulo – 52%
Sergipe – 31%
Tocantins – 44%


*Acre, Roraima e Distrito Federal não fizeram as avaliações estaduais em 2023, segundo o MEC

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória