A professora de Língua Portuguesa, Patrícia Peres Ferreira Nicolini, enviou 27 contos, produzidos por suas alunas do 9º anos da E.E.E.F.M Professora Hosana Sallles, em Cachoeiro de Itapemirim, para o projeto ‘Nós Marias: Meninas que Escrevem’, e uma de suas alunas, Tácila Fernanda Barboza Ventura, teve o texto selecionado para ser publicado em um livro.
“Foi com muita alegria que recebi a notícia de que o conto da minha aluna Tácila Fernanda foi selecionado para a publicação. Alegria maior foi dar a notícia para ela e sua família. Estou muito orgulhosa e feliz pelo sucesso dela”, comenta a professora Patrícia Peres.
O texto selecionado é o conto de terror “O mistério da velha casa no fim da rua”. Na última etapa da seleção, Tácila Fernanda, juntamente com seus responsáveis, será entrevistada pelas representantes do Clube Nós Marias e da Girl Up.
O ‘Clube Nós Marias’, criado por estudantes da ETEC Getúlio Vargas, em São Paulo, faz parte da rede de clubes do Girl Up, um movimento global da Fundação ONU, que treina, inspira e conecta meninas para que sejam líderes pela igualdade de gênero.
No clube, as idealizadoras do projeto tiveram essa ideia de fazer um livro e encontraram uma editora que se empolgou com o projeto e topou bancá-lo: a Pólen. Desde então o Girl Up vem apoiando o clube, ajudando as autoras a pensar como fazer o projeto ficar mais bonito e alcançar mais gente.
“Temos aprendido demais. Fazer um livro envolve muitas etapas, é muito mais do que escrever e imprimir. E queremos que as autoras embarquem com a gente nesse projeto. Não queremos simplesmente publicar os melhores contos, queremos que as autoras sejam, junto com a gente, donas desse projeto. Que aprendam sobre divulgação, editoração, ilustração, marketing…”, completa Luana Lira, aluna do ETEC Getúlio Vargas e uma das responsáveis pelo ‘Clube Nós Marias’.