O aluno Arthur Marangonha Silva, que cursa o 9º ano do ensino fundamental na escola municipal Anacleto Ramos, em Cachoeiro de Itapemirim, foi aprovado em primeiro lugar no processo seletivo do município para o Projeto de Iniciação Científica em Matemática (PicMat), do Governo do Espírito Santo.
Além dele, dos 24 estudantes classificados de Cachoeiro, mais quatro são da rede pública municipal de educação: João Victor Barbieri Bremide e Samuel Tambasco Rosa de Oliveira, da escola Pedro Estelita Herkenhoff; Gabriel Costa Barbosa, da escola Gércia Ferreira Guimarães; e Matheus de Jesus Silva, da escola Maria das Dores Pinheiro do Amaral.
O PicMat terá duração de seis meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, totalizando 80 horas. Durante esse período, os alunos vão receber aulas de aprofundamento de estudos de Matemática para participar das fases da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017).
Eles frequentarão, também, os encontros de orientações para elaboração de artigos científicos e produtos tecnológicos, que serão encaminhados para a coordenação do programa, com fins de análise e validação para publicação em periódicos científicos e participação nas feiras da área.
O Projeto de Iniciação Científica de Matemática é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da Obmep/Ufes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).