Geral

Estudantes contam expectativa para realizar a prova do Enem pela primeira vez

O primeiro dia de prova acontece neste domingo (13). Segundo o Inep, mais de 62. 1730 mil estudantes capixabas vão realizar o exame

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 62.173 estudantes capixabas vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (13).

Por trás de cada aluno, são presentes sonhos e expectativas com o ingresso nas universidades federais públicas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A reportagem do Folha Vitória esteve em escolas e faculdades onde o exame será realizado e acompanhou a movimentação dos estudantes. 

Um deles é Enzo Souto Moraes, de 15 anos, que vai realizar a prova pela primeira vez e deseja cursar Ciência da Computação. O aluno da Crescer PHD foi até o local de exame acompanhado da mãe, pai e da coordenadora Soraya Coutinho, de 49 anos. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

“O Enzo é muito focado e preparado para treinar no Enem para tentar a bolsa, ótimo aluno nos simulados e sempre de se destaca na turma”, descreve Soraya. 

Os irmãos Vittorio Delmaestro Claeys, de 15 anos e Corina Delmaestro Claeyes, de 18 anos, chegaram juntos para realizar a prova na FAESA Centro Universitário. 

Vittorio vai realizar o exame pela primeira vez e pretende cursar Engenharia. Já Corina,  que faz a prova para adquirir mais experiência, pretende cursar Engenharia da Computação. “Estamos tranquilos e confiantes, pois buscamos a experiência de fazer a prova”, destaca. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A estudante Julia Arruda, de 17 anos, está no 2º ano do Ensino Médio e tem o sonho de cursar Medicina em uma universidade pública. “Esse já é meu segundo treineiro. Tenho estudado muito e me sinto bem mais preparada que no ano passado”, disse a estudante. 

Já a irmã, Gabriela Arruda, de 15 anos, cursa o 1º ano de Ensino Médio e está tranquila. “Mesmo sendo a primeira vez estou bem tranquila e muito animada para escrever a redação”, completou. 

LEIA TAMBÉM: Enem: o que fazer se eu ficar doente no dia das provas?

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória