Começaram a ser aplicadas, nesta quarta-feira (15), as avaliações diagnósticas da rede estadual de ensino. Terão de fazer as provas os mais de 150 mil alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Inicialmente as avaliações estão sendo aplicadas pela internet, no portal EscoLAR.
“O objetivo dessas avaliações digitais será a gente identificar as aprendizagens, as dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos de 2019. Paralelo a isso, fazer esse levantamento das aprendizagens adquiridas durante o início do ano letivo, quando havia as aulas presenciais, e também durante o período de suspensão das aulas, por meio das atividades que foram encaminhadas para os alunos”, ressaltou a subsecretária de planejamento e avaliação, Isaura Nobre.
Os estudantes terão cinco dias para resolver cada uma das avaliações. Haverá três provas: a primeira, de português e matemática; depois a de filosofia, sociologia e inglês; e, por último, a prova de ciências ou química, física e biologia.
Quem tem se preparado para fazer as avaliações é a estudante Milena Silva Vieira, de 15 anos. Nas últimas semanas, ela tem se dedicado a revisar o que aprendeu no ano passado, quando estava no último ano do ensino fundamental.
“Estou tentando fazer uma revisão, assistindo às aulas novamente, até porque os professores passam também uma revisão dos escritores. Aí eu estou assim, assistindo às aulas, fazendo as atividades e tentando me preparar o melhor possível”, afirmou.
Milena é líder da turma dela, em uma escola estadual do bairro Vila Independência, em Cariacica. Ela conta que, diferentemente dela, muitos estudantes não têm conseguido acompanhar as atividades passadas pelos professores.
“Eu estou em contato direto com os alunos, praticamente todos os dias, e eu sei que tem muita gente que até tem um celular e acesso à internet, mas a tela do celular está toda quebrada, n´ão tem notebook, tem vários irmãos em casa, não tem um espaço adequado para estudar. Isso me preocupa muito, porque eu sei que essas pessoas estão sendo prejudicadas”, destacou.
Sem acesso
Já os estudantes que não têm acesso à internet terão de aguardar até a retomada das atividades presenciais para fazerem as avaliações diagnósticas. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), esses alunos representam cerca de 30% do total de estudantes da rede pública estadual.
“A proposta é que eles, então, realizem quando da retomada, quer seja por meio dos computadores da escola ou por meio até mesmo dessa avaliação impressa”, frisou a subsecretária.
De acordo com Isaura Nobre, também será testado o aprendizado durante a pandemia, apesar de todas as dificuldades que ela trouxe para os estudantes. “Para que se programe ações futuras, políticas futuras, para que a gente reverta todos esses problemas e possa fazer, quando possível, essa retomada com ações já pensadas, para que as aprendizagens possam não sofrer mais prejuízos do que já sofrem com a pandemia”, destacou a doutora em educação Cleonara Schwartz.
A Sedu afirma que os resultados das avaliações serão importantes para identificar os estudantes que têm passado por maior dificuldade, e para que as escolas possam oferecer a eles mais apoio.
“Essas avaliações agora vão ser importantes para a gente poder ter esse monitoramento. Então a gente faz o monitoramento do acesso ao Programa EscoLAR e, juntamente agora com essas avaliações e com o rendimento do primeiro trimestre, a gente vai poder pensar estratégias que favoreçam a melhoria das aprendizagens para até o final do ano de 2020”, afirmou Nobre.
Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV