Geral

Alunos da rede estadual terão acesso a conteúdo digital para se preparar para o Enem

Por meio do Pré-Enem Digit@l, eles terão a oportunidade de estudar por meio de um ambiente online, estruturado com ferramentas em diferentes plataformas

Alunos da rede estadual terão acesso a conteúdo digital para se preparar para o Enem
Estudantes da rede estadual de ensino poderão estudar para o Enem por meio de um ambiente virtual Foto: Divulgação

Os mais de 32 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do Espírito Santo contarão com um aliado de peso para se prepararem para o Enem 2016. Por meio do Pré-Enem Digit@l, eles terão a oportunidade de estudar por meio de um ambiente virtual, estruturado com ferramentas em diferentes plataformas: site contendo coleção de conteúdos multimídia, aplicativos para dispositivos móveis, ambiente digital personalizado, rede social e outros.

As novidades foram anunciadas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), na tarde desta terça-feira (19), em uma coletiva de imprensa. A intenção da secretaria é ampliar as condições de estudo dos alunos da rede pública estadual por meio do ensino híbrido, uma metodologia inovadora.

“Identificamos que hoje os jovens estão sonhando pouco e não acreditam no próprio potencial. Queremos motivar os nossos estudantes a participarem mais do Enem, seguirem com os estudos e continuar a formação após o Ensino Médio. Queremos que eles tenham igualdade de competições para vagas em faculdades e no mercado de trabalho e por isso estamos ampliando as oportunidades”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Haroldo Rocha destacou que a intenção é motivar os estudantes a participarem mais do Enem Foto: Divulgação/Governo

O secretário ressaltou que a preparação dos alunos da rede estadual para o Enem será feita numa perspectiva digital. “Os estudantes capixabas terão duas plataformas de estudo, para que cada um encontre uma forma de estudar que se encaixe com o seu perfil. Serão disponibilizadas vídeo aulas, simulados, onde o estudante pode montar seu plano de estudo personalizado”, explicou.

Nos ambientes virtuais, todos os estudantes da rede estadual poderão estudar o conteúdo estruturado na matriz curricular prevista para o Enem e fazer simulados com questões baseadas nas últimas provas. Além disso, todas as escolas terão um educador referência (professor ou pedagogo) que atuará como mobilizador, estimulando os estudantes a se inscreverem nas plataformas, simulados, Enem e Sisu.

As atividades online de uma das plataformas já está disponível no endereço https://geekiegames.geekie.com.br. Já a outra plataforma, segundo a Sedu, será disponibilizada em maio.

Ainda de acordo com a secretaria, a ação presencial será desenvolvida em sintonia com a virtual. O apoio presencial terá polos e aulões temáticos por região, onde serão disponibilizadas 2.500 vagas, em 50 polos, distribuídos em 34 municípios do Estado.

As aulas presenciais terão início em maio, com aulas presenciais, com oficina de Redação e Matemática, uma vez por semana, e aulões quinzenais contemplando as outras áreas do conhecimento. Além disso, haverá também a monitoria com grupos de estagiários disponibilizados pelo Programa Bolsa Estágio Formação Docente.

Pré-Enem Digit@l servirá como suporte para o estudo de alunos do 3º ano do Ensino Médio Foto: Divulgação/Governo

Para o apoio presencial, os estudantes serão selecionados mediantes as notas apresentadas em matemática e português no ano anterior, conforme número de vagas disponíveis para o polo desejado. O processo seletivo será regulamentado por edital específico que será divulgado nas próximas semanas.

De acordo com a Sedu, serão contratados 300 professores, da rede estadual de ensino e também de fora, com experiência em curso preparatório para Enem e vestibulares, para atuarem nos polos e nos aulões. Os profissionais também serão contratados pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), por meio de edital próprio.

Segundo a Secretaria de Educação, um dos objetivos das ações divulgadas nesta terça-feira é oportunizar aos estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública estadual um fortalecimento no atendimento educacional complementar reforçando os conteúdos estudados como pré-requisitos para participação nos processos mais importantes do Ensino Médio.