Geral

Alunos da Serra ganham prêmio nacional com foguete de garrafa PET

O lançamento do foguete foi realizado por meio de uma reação com vinagre e bicarbonato de sódio. O da equipe da Serra atingiu a marca de 148,6 metros

Foto: Divulgação

Foguetes elaborados com garrafa pet? A ideia inusitada, curiosa, mas muito científica levou com que alunos do município da Serra fossem os vice-campeões na 42ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. 

Durante a competição, os alunos da EEEFM Vila Nova de Colares, Tiago Aguiar da Silva, de 16 anos, e Wallace da Costa Ferreira, de 17, conquistaram o prêmio do Nível 4. 

Durante o evento, o lançamento do foguete foi realizado por meio de uma reação realizada com vinagre e bicarbonato de sódio. O artefato da equipe serrana atingiu a marca de 148,6 metros de altitude. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Folha Vitória, o coordenador de Área Ciências de Natureza e Matemática, o professor Tyrone Quintela, tudo partiu de uma disciplina eletiva de lançamento de foguetes, utilizando garrafas PET, idealizada pela professora de Química, Rosa Ferreira. 

“Nessa ação, os alunos Thiago e Wallace, conduziram pesquisas e descobriram a oportunidade de participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)”, descreveu. 

Foto: Reprodução

Durante as ações, Tyrone explica que, foram realizados variados testes e esforços materiais com o intuito de alcançar o objetivo de atingir uma altitude de 100 metros nos lançamentos. 

“Com muita dedicação, conseguimos atingir a marca. Outros professores como o  de Matemática, Erick, e o Professor de Física, Rheymisson. Todos investiram muitas horas e fins de semana para aprimorar os lançamentos e desenvolver o projeto final”, declara com orgulho. 

“Foi uma honra participar da mostra”, diz aluno premiado

Após passarem da etapa inicial, os estudantes foram até o estado do Rio de Janeiro para participarem do evento. O estudante Tiago Aguiar da Silva descreveu que foi uma honra participar da Mostra Brasileira de Foguetes e acima de tudo, extremamente divertido. 

“Ganhar o prêmio foi uma conquista que nem imaginávamos quando estávamos lá montando e lançando os foguetes no começo”, descreve o estudante. 

Mesmo com o prêmio, o estudante confessa que no início sentiu uma decepção por não conseguir o ouro. “Mas logo foi substituída pela animação e pelas ideias para uma possível segunda participação no ano que vem”. 

Com a conquista, o professor Tyrone espera que os alunos se sintam ainda mais motivados para romper as barreiras e ampliar as possibilidades de novos desafios.

“Além de ser uma motivação para eles e uma realização, também serve como um incentivo para os outros alunos da escola. Vamos participar sempre”, disse. 

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de como se proteger do Golpe da Portabilidade

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória