Após o laudo da Defesa Civil de Castelo, que atesta que as instalações do CEIM ‘Sebastião de Moraes’ não estão aptas ao funcionamento de um educandário, em decorrência do incêndio ocorrido no último dia 4, os alunos foram remanejados para outros locais.
As medidas são temporárias, e os 68 alunos com idade entre quatro e cinco anos foram remanejados para o Centro Espírita “Luz e Trabalho”. As aulas tiveram início na última terça-feira (11). Já os 89 alunos com idade entre zero a três anos serão remanejados para o espaço em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde. As aulas terão início na próxima segunda-feira (17).
A solução definitiva encontrada Prefeitura será a revitalização e remodelação da estrutura física do prédio da Secretaria Municipal de Educação, para o atendimento das 157 crianças. O projeto do novo espaço já está sendo elaborado pela Secretaria de Obras e a execução dos serviços terá andamento imediato. Serão refeitas instalações elétricas, reparos estruturais, uma nova cobertura e a ampliação do espaço.
Segundo a Secretária de Educação, Joelma Cellin, todas as alternativas levantadas para acomodação dessas crianças foram avaliadas com muita responsabilidade e compromisso. “Queremos o melhor para nossos alunos; estou acompanhando tudo de perto e não vou parar até que a obra seja concluída”, garante.
A possibilidade do CEIM ser transferido para o prédio da antiga Escola LUDO foi cogitada pela equipe da Secretaria de Educação, mas diante de um laudo emitido em março do ano de 2002, no espaço existem pendências técnicas que impossibilitam a imediata ocupação de uma Unidade Escolar.