Os alunos do 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal de Itapemirim vivem a expectativa de participar do 1º Torneio de Robótica, que será realizado entre os dias 9 a 12 de agosto, no ginásio Waldir Alves. O evento vai reunir equipes formadas pelos estudantes do município.
Já visando o eventos os estudantes criaram robôs motorizados que funcionam com sensores de presença, de luz, som e podem ser acionados através do celular. Eles participam de aulas de robótica no contra turno das unidades desde 2015. A iniciativa, inédita na rede pública do sul do Estado, faz parte de uma parceria do município com o Programa Zoom Educação Tecnológica (LEGO).
O programa tem como intuito trabalhar a educação pautada na metodologia do ‘aprender fazendo’, de trabalho e equipe, e de planejamento e execução de projetos. Os adolescentes com idades entre 10 e 15 anos de 10 escolas de Itapemirim aprendem a planejar e programar um robô e colocam em prática a criatividade e o espírito de trabalho em equipe.
Os estudantes têm treinado diariamente para as provas que vão exigir: agilidade, eficiência e precisão na hora de programar os robôs motorizados. As equipes serão formadas por três integrantes por invenção e vão disputar as categorias: melhor pesquisa, solução inovadora, trabalho em equipe e missão robótica. A premiação será um troféu para o primeiro lugar e medalhas de ouro, prata e bronze para os demais colocados.
O torneio de robótica integra a programação da I Semana Tecnológica, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Itapemirim. O evento terá também gincanas com turmas do Ensino Fundamental I e II, uma feira com os trabalhos produzidos pelas turmas de Educação Infantil e uma exposição preparada por alunos da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em Itapemirim, um total de 6.393 alunos participam do Programa de Robótica. Os alunos da educação infantil recebem lições de informática dentro da proposta pedagógica para faixa etária e desenvolvem atividades nos laboratórios existentes nas unidades de educação sendo monitorados por professores capacitados.
Durante as aulas os alunos buscam soluções inovadoras para problemas reais: planejam, projetam, constroem e programam robôs com base em temas trabalhados nas disciplinas. A proposta é despertar o interesse de crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia. Durante as aulas, os estudantes utilizam material didático próprio (fascículos e kits), que permanecem nas escolas.