Famoso por manter por quase quinze anos um grupo de teatro criado pelo ator Procópio Ferreira Neto, o distrito de São José das Torres, no interior de Mimoso do Sul, agora vem se destacando no Sul do Estado com um concurso literário entre seus alunos.
O professor Jorge Fabelo, coordenador do projeto, explica que o grande homenageado deste ano é Rubem Braga, cuja biografia e obra vêm sendo trabalhadas desde o mês de maio. “A conclusão de todo o projeto acontece em novembro com a realização da Semana Rubem Braga, em cuja programação consta: leitura de crônicas de porta em porta, leitura na praça, debates e a Mostra de Crônicas Dramatizadas”, destaca o professor.
O projeto, que neste ano completa dez anos, consiste em propor aos alunos a leitura de determinadas obras, dos mais diversos autores e estilos, nos mais diversos gêneros: romances, crônicas, contos, poemas, peças teatrais. Os textos são trabalhados em rodas de leituras, leituras dramáticas, debates, cafés literários e, por fim, um trabalho individual. O projeto é trabalhado com alunos das séries iniciais do ensino fundamental até alunos do ensino médio.
Pelo menos a a cada dois meses, a comunidade se reúne no espaço cênico da Igreja local para uma noite de ‘contação’ de histórias. São feitas leituras, encenações e um reforço à obra estudada. “Nossa comunidade é muito culta e temos grande orgulho disso. Teatro e literatura fazem parte da nossa rotina”, comemora Fabelo.
Para este mês de outubro, no dia 17, está confirmada na comunidade uma noite de premiação, seguida de um jantar dançante, aos alunos participantes.
Mais Rubem Braga
Não é a primeira vez que a comunidade de São José das Torres prestigia Rubem Braga. O Grupo Fazart de Teatro, desta comunidade, detém título estadual em festival de teatro com uma peça que faz tributo ao maior cronista brasileiro.